Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Mineiro quer discutir projetos da área da educação enviados pelo Governo


O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) sugeriu a abertura de debate em torno dos três projetos de autoria do Governo Estadual relacionados à educação e que foram lidos em plenário na manhã desta terça-feira, 25. Conforme destacou o parlamentar, os projetos são pontos de pauta da greve dos trabalhadores da rede estadual de educação.

“Poderíamos fazer um debate com líderes partidários para contribuir e resolver essa questão da greve, discutindo e aprovando os projetos o mais rápido possível”, disse. Mineiro está articulando uma reunião com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN) e líderes dos partidos para debater a liberação dos projetos. A depender do acordo, os projetos podem ser aprovados nesta quinta-feira.

Os projetos visam reajustar vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de professor e de especialista de educação; conceder progressão a servidores públicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) ocupantes dos cargos públicos de provimento efetivo de professor e de especialista de educação; e estabelecer novos critérios para a classificação das escolas integrantes da rede pública estadual de ensino, fixar a quantidade de funções gratificadas de diretor e vice-diretor, e dá outras providências.
Fonte: Assessoria do Mandato com informações da ALRN

Fátima confirma formação do bloco PT/PSD na majoritária

A deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) divulgou nota oficial, na manhã desta terça-feria (25), em que confirma os avanços nos entendimentos para compor a chapa majoritária com o vice-governador Robinson Faria (PSD/RN), disputando a vaga para o Senado nas próximas eleições. No texto, a deputada destaca que PT e PSD, entram em uma “fase de agendas com encontros, visitas, reuniões programáticas e busca de outros parceiros” para ampliar esse bloco, e que as conversas com outros partidos, a partir de agora, só serão realizadas “em bloco”. Ou seja, incluindo os planos eleitorais e os pré-candidatos dos dois partidos ao governo (Robinson Faria) e ao Senado (a própria Fátima). Dessas conversas, ressalta a nota da deputada, estão previamente excluídos o PSDB e o DEM.

Sobre uma possível continuidade das conversas com o PMDB, a nota da deputada também é enfática ao afirmar que elas estão “descartadas unilateralmente” pelos peemedebistas, baseando-se, segundo Fátima, nas ultimas informações sobre conversas do partido do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo, com a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB). “As informações que recebemos dão conta de um avançado estágio na composição com o PSB, com este indicando a vaga em disputa para o senado”, afirma a nota.
A deputada confirma que tinha um encontro, hoje pela manhã, com o deputado federal Henrique Eduardo e com o ministro Garibaldi Filho, mas que a conversa foi desmarcada por causa de imprevistos nas agendas dela e do presidente da Câmara. Ainda em relação ao PSB, Fátima Bezerra relembra a aliança do partido da vice-prefeita Wilma de Faria com os petistas nas últimas eleições, mas admite que, para a disputa neste ano, “o que se desenha é uma disputa entre PT e PSB, tanto nacional quanto local, com candidaturas para a presidência da república e para o senado, respectivamente.”

Ao divulgar a nota, a deputada afirma que precisava “esclarecer” as interpretações que estavam sendo feitas sobre ela ainda ter “a esperança de apoio do PMDB” ao projeto dela de disputar a vaga no senado ou que esperasse, ainda, “da parte da ex-governadora Wilma de Faria, a retomada do projeto de disputa pelo governo”. 

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

http://tribunadonorte.com.br/noticia/fatima-confirma-formacao-do-bloco-pt-psd-na-majoritaria/275285?fb_action_ids=709827509062080&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B696420853735259%5D&action_type_map=%5B%22og.recommends%22%5D&action_ref_map=%5B%5D

Mineiro: Vitória de Dilma no 1º turno depende da militância


Na semana passada foram publicadas quatro pesquisas feitas por diferentes institutos e todas elas apontam favoritismo de Dilma na corrida presidencial de 2014. Guardadas as diferenças decorrentes das metodologias adotadas, as pesquisas da CNT/MDA (18-02), Ibope/Estadão (21-02), Datafolha (22-02) e Vox Populi/Carta Capital (23-02) apresentam percentuais semelhantes, tanto em relação à intenção de votos, como em relação à avaliação positiva do Governo Dilma.

A despeito dos percentuais favoráveis à Dilma, é preciso lembrar que a realidade não estará congelada até outubro próximo. Ao contrário, viveremos uma das mais quentes e acirradas disputas política-ideológica da história recente de nosso país. Aliás, já estamos vivendo. Basta ver as movimentações e o posicionamento das oposições e da mídia partidarizada.

A disputa se dará em torno de projetos para o país e as pesquisas apontam que a sociedade brasileira quer mudanças. A maioria dos entrevistados acredita que as mudanças desejadas serão possíveis com a reeleição da presidenta Dilma, não com os candidatos da oposição. Esse é, talvez, um dos dados mais relevantes dos levantamentos recentes de opinião pública e nos desafia a ir além da comparação dos feitos dos governos Lula e Dilma com os dos governos FHC. Estamos desafiados a apresentar à sociedade brasileira projetos que consolidem conquistas, corrijam rumos, superem limites e apontem para o futuro. E, principalmente, a disputar e conquistar corações e mentes das juventudes de nosso país.

Se acomodar com os números das pesquisas é o que de pior pode acontecer neste momento. Transformar as (boas) intenções anunciadas hoje pelas pesquisas em votos no dia 5 de outubro próximo deve ser nossa prioridade absoluta. Para isso, não há outra coisa a fazer a não ser reinventar a militância e botar o bloco nas ruas.