Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Agricultores de Olho D’água do Borges participam de Intercâmbio em Apodi.

Nos dias 26 e 27 de Junho os agricultores e agricultoras do município de Olho D’água do Borges participaram de mais um grande momento de troca de experiências e conhecimentos sobre o semiárido. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o Assentamento Milagres e a ENPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária) em Apodi.

Dona Antonieta e Seu Zito recebendo os agricultores
e agricultoras em sua residência no assentamento Milagres.
O município de Apodi se destaca por sua organização na agricultura, por lá, a Reforma Agrária acontece quase que naturalmente, tendo em vista, a grande quantidade de pessoas que vivem em assentamentos, que ao todo somam mais de 50. Na primeira visita os agricultores e agricultoras puderam conhecer o Assentamento Milagres, o primeiro no mundo que é totalmente saneado graças ao esforço e dedicação dos moradores.

O objetivo é usar a água das casas e da fossa, depois de tratada para irrigar vários tipos de plantio: mamão, milho, pimenta, forrageiras para os animais. O projeto foi desenvolvido pelo professor Miguel Ferreira, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A verba para implantação veio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), por intermédio de um edital em nome de Miguel Ferreira.
único Assentamento Rural no mundo saneado.

Quem nos apresentou o Assentamento Milagres contando toda a trajetória de lutas e resistência das famílias foi o casal Dona Antonieta e Seu Zito.  O Projeto de Saneamento Básico do Assentamento foi apresentado pelo Coordenador Insititucional da Terra Viva e um dos elaboradores do projeto Marcilio Lemos.


Marcilio Lemos explicando o projeto aos participantes.


A segunda visita foi a ENPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária)  que tem por objetivo promover, planejar, estimular e executar atividades de pesquisa e experimentação, com o objetivo de produzir conhecimento e tecnologia capazes de viabilizar a execução de planos de desenvolvimento agropecuário do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Na ENPARN os agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de conhecer um plantio de palmas, além de aprender um pouco mais sobre as suas diversas utilidades. Além disso, os técnicos Narjara e Moésio apresentaram outras culturas aos agricultores, bem como tiraram duvidas e curiosidades.

Por fim, o intercâmbio foi bastante elogiado pelos participantes. Segundo Seu Antonio “Esse é um dos momentos únicos e de muita felicidade, e é de suma importância estar participando e aprendendo mais e mais formas de convivência com o semiárido”.
 

Visita a ENPARN





http://centropadrepedroneefs.blogspot.com.br/