Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

ASSEMBLEIA DA CREDIOESTE-SOL DEFINE NOVA DIREÇÃO


Nesta sexta-feira (20) de Setembro de 2013 foi realizada a assembleia extraordinária da CREDIOESTE-SOL com a CRE-SOL SUL com a  participação de suas ONGs parceiras, filiados e apoiadores. Além de debatido pontos sobre a real situação do banco cooperativista também foi definido uma nova direção para a mesma.
Assim ficando constituída:
#DIRETORIA:

PRESIDENTE: Raimundo Canuto de Brito
VICE: Genesio Francisco Pinto Neto
SECRETÁRIO: Wigna Brito de Souza Araújo
CONSELHEIRO 1: José Ferreira Filho
CONSELHEIRO 2: Francisco José de Morais Junior
CONSELHEIRO 3: Francisco Antonio de Oliveira
CONSELHEIRO 4: francisco Amauri Cavalcante

#CONSELHO FISCAL EFETIVO:

1. Damiana Paiva da Costa Alves 
2. Hildebrando Neres da Rocha 
3. Francisco Menezes de Melo 
4. Francisco de Assis de França 
5. Neuza Moura de Lima Rodrigues
6. Antonio Francisco Fernandes Duarte 

#CONSELHO CONSULTIVO

SINTRAF de Messias Targino 
SINTRAF de Campo Grande
SINTRAF de Janduís
STR de Caraúbas 
STR de Upanema 
STR de Apodi
PDA Santa Cruz de Apodi
CEACRU de Governador 
Centro Juazeiro de Messias Targino 
Sertão Verde de Campo Grande
Chapéu de Couro de Campo Grande
TERRA VIVA de Apodi
COOPERVIDA de Mossoró
SEAPAC de Mossoró 
CPT de Mossoró
FETRAF-RN 
COOAFAP de Apodi
COOPAP de Apodi 
CPP Neef's de janduís
CF8 de Mossoró





PRESIDENTE DA CREDIOESTE-SOL TEVE AUDIÊNCIA COM A SECRETÁRIA DA SETHAS SHIRLEY TARGINO

Na última segunda-feira(16), o  presidente da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar – CREDIOESTE-SOL, Raimundo Canuto, teve uma  audiência   com a nova secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Shirley Targino, ás 15:00h, na sede da Sethas, em Natal.
Raimundo Canuto, avaliou a audiência  como bastante positiva pelos encaminhamento que foram definido. “O objetivo da audiência foi para discutir sobre um projeto  que tramita na secretaria referente a uma  emenda destinada pelo  deputado Fernando Mineiro (PT), para fortalecer ações da agricultura familiar”, informou o sindicalista. “Definimos  que  a partir de agora vamos   estreitar o relacionamento entre a cooperativa e Sethas”, completou  o dirigente.




Participaram da  audiência, Raimundo Canuto, Giuzélio Lobato, assessor  do gabinete do deputado Fernando Mineiro e os coordenadores estadual da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste, Hildebrando Rocha  e Pôla Pinto que é também vice-prefeito em Messias Targio.

REUNIÃO DA EXECUTIVA DA FETRAF OCORRE EM SÃO PAULO DO POTENGI

Na última terça-feira (17) ,a direção Executiva da  Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN),  esteve reunida durante todo  dia no auditório do CEMTRAF em São Paulo do Potengi,onde  realizou  um planejamento de ações para os próximo 6 meses, com a participação  de todos os seus coordenadores estadual, funcionários e assessor jurídico.A base do planejamento foi em torno  da Sustentabilidade financeira e política, Organização Sindical e Formação de lideranças. “ Foi um encontro muito importante,onde definimos ações  para estas três questões que são fundamental  para a ação e luta sindical”.

Pela região do médio  oeste, estiveram presente  no  encontro Pôla Pinto (Messias Targino), Hildebrando Rocha (Campo Grande) e Raimundo Canuto  (Janduís)

REUNIÃO DA FETRAF DO MÉDIO OESTE REALIZADA EM GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO



Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar todos ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste estiveram reunidos na   quarta- feria dia 18, na cidade de Governador Dix-sept Rosado.





quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Empreiteiras do "Projeto da Morte" invadem as terras de agricultores/as familiares da Agrovila Palmares.

Na semana passada agricultores/as da Comunidade da Agrovila Palmares foram surpreendidos pela invasão de suas terras por máquinas que estão executando a obra de irrigação da Chapada do Apodi, segundo moradores daquela localidade as máquinas entraram pela parte dos fundos das pequenas propriedades pertencentes às famílias daquela localidade, o maquinário quebrou arames das cercas da propriedade, derrubou a mata nativa que há muito tempo vem sendo preservada pelos moradores e escavaram alguns buracos.

Veja a seguir imagens feitas no local da destruição causada pela invasão das máquinas na Comunidade de Agrovila Palmares:






terça-feira, 17 de setembro de 2013

Prefeitura arranca árvores e comete crime ambiental na cidade de Janduís/RN



As pessoas que há décadas se acostumaram em ver os canteiros com as arvores de algarobas que separavam as duas vias da cidade de Janduís/RN, já não têm mais esse privilégio. Nesta semana, as árvores foram arrancadas e retirados pela Prefeitura Municipal.

A Prefeita Municipal de Janduís, Lígia de Souza Félix teve a brilhante ideia de arrancar pelo tronco as algarobas, árvore típica do nordeste, sem consultar a população, muito menos aos órgãos competentes e cometeu crime ambiental.


A população protestou contra a queda das arvores e até o momento está muito revoltada contra a gestão. A irmã da prefeita Lígia Félix, secretária de finanças, Estela Maria, considera as manifestações de revolta, coisa de quem não tem o que fazer, e afirma: “Enquanto os revoltados reclamam, nós trabalhamos”.

A administração da querida cidade de Janduís se esqueceu que para derrubar qualquer árvore tem que pedir uma licença e explicar o porquê; ainda terá que esperar um técnico para avaliar a derrubada e pode ter certeza, pois terá que repor as árvores derrubadas. A municipalidade cometeu um crime ambiental que fere a lei 9.605/1988 que implica em multa e reclusão.

Conforme informação, o sobrinho da prefeita explicou que o motivo da derrubada das árvores é para um projeto de reflorestamento de plantas bonitas, desconsiderando a beleza da nossas árvores, como a da algaroba.

Nota do Blog:
Queremos registrar o nosso protesto, e saber por qual motivo essas árvores foram mortas, pela ação de quem não respeita a natureza nem as leis de proteção do meio ambiente. A população de Janduís tem que cobrar dos gestores do município, pedir uma resposta da Prefeitura, através de Requerimento, saber se houve uma autorização legal, e se necessário procurar o Ministério Público. Pois a lei existe e não podemos arrancar árvores em propriedade privada quanto mais na via pública. A não ser com autorização do IDEMA, IBAMA ou outro órgão competente.


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

AGENDA ...

DIA 16 de Setembro:
ÀS 08:00H - Atendimento no Sintraf de Janduís;
ÀS 15:00H - Audiência em Natal-RN com a secretária da SETHAS Estadual Shirley Targino.

DIA 17 de Setembro:
ÀS 09:30H - Enconto da direção da FETRAF Estadual em São Paulo do Potengi-RN.

DIA 18 de Setembro:
ÀS 09:00H - Reunião da FETRAF Regional Oeste em Governador Dix-Sept Rosado-RN.
ÀS 17:00H - Celebração na Comunidade de Livramento, na casa de Antonio de Sales.

DIA 19 de Setembro:
ÀS 19:00H - Reunião em Apodi com o Sistema CRESOL-SUL, ONGs, Mandatos Sindicais e Federações.

DIA 20 de Setembro:
ÀS 09:00H - Assembleia geral da CREDIOSTE-SOL no STR de Apodi.

Agenda dos Técnicos da CRESOL-SUL no Território Sertão do Apodi:

DIA 16 de Setembro em visita a Apodi

*STTR;
*Acampamento Edivan Pinto;
*COOAFAP;
*COOPAP;
*Rádios; 

PRESIDENTE DA CREDIOSTE-SOL TERÁ AUDIÊNCIA PUBLICA COM SECRETÁRIA DA SETHAS SHIRLEY TARGINO

O  presidente da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar – CREDIOESTE-SOL, Raimundo Canuto, tem audiência agendada  com a nova secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Shirley Targino, na segunda-feira(16), ás 15:00h, na sede da Sethas, em Natal.


Segundo informou  Raimundo Canuto, o objetivo da audiência será para discutir sobre um projeto  que tramita na secretaria referente a uma  emenda destinada do deputado Fernando Mineiro (PT), para fortalecer ações da agricultura familiar. “Queremos a partir de agora  estreitar o relacionamento entre a cooperativa e o órgão estadual”, destacou o dirigente.

Secretária da SETHAS, Shirley Targino


Estarão participando da audiência, Raimundo Canuto, Giuzélio Lobato, assessor  do gabinete do deputado Fernando Mineiro e os coordenadores estadual da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste, Pôla Pinto e Hildebrando Rocha.

POLA PINTO REFORÇA SOBRE A REUNIÃO DA FETRAF MÉDIO OESTE

REGIONAL DO MÉDIO OESTE

Ofício-Circular  nº 009/2013        Messias Targino - RN, 15 de Setembro de 2013.

De: FETRAF Regional do Médio Oeste
Para: Diretoria  dos Sintrafs e STRs
Companheiros (as)

Pelo  presente  estamos convidando  todos  os  companheiros e companheiras  das direções dos  SINTRAFs STRs e Fóruns  ligados a FETRAF do Médio Oeste para participarem da reunião  mensal  da REGIONAL DA  FETRAFRN  DO MÉDIO OESTE  que será realizada nesta Quarta-feira 18 de Setembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais  deGovernador Dix-sept Rosado, às 08:30,   em Governador.

É importante ressalta  que nesta reunião estaremos recebendo a visita de técnicos do sistema  CRESOL SUL. Por isso vamos  começa nossa reunião ás 8:30h. PROPOSTA DE PAUTA

1.    - Informes;
2.    Avaliação do III Congresso Sindical da FETRAF Brasil;
3.    O fortalecimento da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar (CREDIOESTE-SOL),
4.    Processo de Ampliação  da FETRAFRN
5.    PED  do PT
6.    E outros assuntos.Esclarecemos ser de grande importância  a participação dos dirigentes  da regional.

Esperamos contar com todos.
Sem mais para o momento, saudações fetrafianas.



http://www.polapinto.com/2013/09/reuniao-da-fetraf-do-medio-oeste-sera_15.html

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA COOPERATIVA DE CREDITO SOLIDÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO OESTE POTIGUAR (CREDIOSTE-SOL)


Está confirmada para o próximo dia 20 de setembro (sexta-feira), em Apodi, a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar (CREDIOESTE-SOL).

De acordo com o presidente da entidade, Raimundo Canuto de Brito, a Assembleia Geral acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, e contará com a participação de Ongs- Organizações não governamentais, representantes de entidades de apoio aos trabalhadores rurais e associados. Raimundo Canuto, adianta que durante o encontro será apresentado o plano de crescimento, fortalecimento e expansão da cooperativa.

Segundo ele, durante toda esta semana uma equipe de técnicos do sistema CRESOL SUL, que já vem realizando um trabalho junto a CREDIOESTE-SOL vão está na região conhecendo as ações da cooperativa e a realidade da região.


Na quinta-feira (19), os diretores do sistema CRESOL SUL, vão se reunir a partir das 19:00h, na sede da Cooperativa com seus diretores e representantes das Organizações não governamentais, e na sexta-feira vão participar da Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar (CREDIOESTE-SOL).