Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

NÚCLEO MÉDIO OESTE DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO FOI CONSTITUÍDO COM PRESENÇA DE REPRESENTANTE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

 
Aconteceu nesta quarta-feira (04/09), em Campo Grande/RN, o I Seminário Territorial Sobre Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio com participação de Ubirajara Augusto, assessor da Secretaria Geral da Presidência da República; Arimatéa França, coordenador do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade; prefeitos, vice-prefeitos e lideranças populares da região médio oeste.
 
Na ocasião foi apresentado os 8 objetivos da ONU para o desenvolvimento do milênio. Em seguida, algumas instituições presentes assinaram o termo de adesão aos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, como foram os casos da Prefeitura Municipal de Paraú, Prefeitura Municipal de Triunfo Potiguar, Prefeitura Municipal de Messias Targino, Prefeitura Municipal de Portalegre e Prefeitura Municipal de Caraúbas. A sociedade civil foi representada pela assinatura do Núcleo Sertão Verde.
 
O último momento foi a constituição do Núcleo Médio Oeste que ficou responsável por uma agenda de atividades na região. Este núcleo ficou assim composto: Caramuru Paiva - coordenador geral/Núcleo Sertão Verde, Pola Pinto - coordenador adjunto/Prefeitura de Messias Targino, Raimundo Canuto de Brito - coordenador de mobilização/SINTRAF Janduís, Francisco Feliciano da Silva - coordenador adjunto de mobilização/Prefeitura de Paraú, Roberto Fonseca - coordenador de comunicação/Câmara de Vereadores de Triunfo Potiguar; e Íkaro Freitas - coordenador adjunto de comunicação/Prefeitura de Triunfo Potiguar.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

SEMINÁRIO TERRITORIAL DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO


Os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Janduís e outros municípios, participanesta quarta-feira (4), em  Campo Grande do Seminário Territorial sobre os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.
O evento  será no auditório do Núcleo Sertão Verde e contará com a participação do assessor da Secretaria da Presidência da República, Ubirajara Augusto e tem como objetivo de  debater os princípios e as perspectivas do processo de desenvolvimento sustentável, com inclusão, redistribuição de renda e erradicação da pobreza.
A expectativa é reunir a sociedade, entidades, especialistas, prefeitos, vereadores e governos para, no debate dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oferecer ferramentas indispensáveis aos governos e instituições locais para a elaboração de políticas públicas socioeconômicas e ambientais.

Dividido em painéis, o Seminário contará com a exposição dos ODMs e da Agenda de compromissos, como ferramentas para territorialização e municipalização, apresentação das experiências do poder público e da sociedade civil da região que colaboram com os objetivos, e a discussão do Movimento Nacional pela Cidadania.

IV FESTIVAL DE VIOLEIROS REPENTISTAS DE CAMPO GRANDE E REGIÃO OESTE POTIGUAR


terça-feira, 3 de setembro de 2013

REUNIÃO DA FEIRA AGROECOLÓGICA DE JANDUÍS



O grupo da Feira Agroecológica se reuniu no dia 02 de Setembro juntamente com seus parceiros, tendo como participantes Wigna como SINTRAF de Janduís, Joelma como Centro Padre Pedro Neefs, Darineide como PDA-Carnaúba, e os feirantes Lucia, Rita, Patrícia, Ivamar, Expedita, Lucineide, Chiquinho e Francisca. 
No decorrer da reunião foram debatido os pontos:
1.Aniversário da Feira, que será no dia 30 de Outubro;
2.Caravana Agroecológica onde acontecerá nos dias 16 ao dia 19 de Outubro, onde passará em Janduís no dia 17, para conhecer a Feirinha do município e a Economia Solidária;
3.Encaminhamento de Oficio do CPPNeefs para saber dos jalecos da feira;
4.Questão do empréstimo das barracas do trabalho da feira para eventos, pois estão destruindo o material. Recorrer aos parceiros para pautar esse assunto, e evitar o empréstimo, pois os danos terão que ser recorridos;



REUNIÃO DA ASA MICRORREGIONAL EM FELIPE GUERRA


Aconteceu quinta (29) de Agosto reunião da ASA Microrregional na cidade de Felipe Guerra-RN, onde estiveram presentes coordenação da ASA como delegados, Ongs e entidades parceiras das cidades de Janduís, Felipe Guerra, Campo Grande, Messias, Apodi e Governador Dix-Sept Rosado.



Como pauta foram discutido os pontos: 
* Visita de Campo conhecendo a experiencia do produtor de arroz agroecológico;
* Caravana Agroecológica de preparação para o 3° ENA;
* Crédito Rural do Banco do Nordeste;
* Distribuição do milho da CONAB;
* Apresentação dos TPs pelas UGS (P1MC e P1+2) Petrobrás, Terra Viva, SEAPAC e Sertão Verde;


Seminário Territorial Sobre os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio
Data e Local: 04/09/13, no Auditório da Casa de Cultura, em Campo Grande/RN
PROGRAMAÇÃO
8:00 h – Credenciamento dos/as participantes.
8:30 h – Abertura.
9:00 h – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Agenda de compromissos – Ferramentas para Territorialização/Municipalização – Ubirajara Augusto/Assessor da Secretaria da Presidência da República.
9:40 h – Debate.
9:50 h – As experiências do poder público e da sociedade civil da região que colaboram com os ODM – Zuleide Araújo/Rede PARDAL e Lilia Holanda/Vereadora de Campo Grande/RN.
11:00 h – Os ODM e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) – Nós Podemos – Arimatéia/Coordenador Regional do MNCS e Socorro Almeida/Coordenadora do Núcleo RN do MNCS.
11:30 h – Criação dos Núcleos Municipal e Regional.
12:00 h – Encerramento.