Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

UFERSA OFERECE 18 VAGAS PARA PROFESSOR EFETIVO


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está com inscrições abertas para mais um concurso ao cargo de professor efetivo. As inscrições vão prosseguir até o próximo dia 18 de abril. A maior parte das vagas é para profissionais com mestrado em engenharia, mas há também vaga para administração e inglês.

Os aprovados vão atuar nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. O concurso terá três fases: prova escrita, prova de aptidão didática e exame de títulos, com a primeira prova acontecendo no dia 19 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 100,00. Mais informações no endereço eletrônico: http://www.ufersa.edu.br/sistemas/concursos/publico/exibir_concurso/59




SINDICATOS LIGADOS A FETRAF-RN SE REÚNEM EM MESSIAS TARGINO


Os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar dos municípios de Janduis,  Apodi, Messias Targino, Campo Grande, Severiano Melo, Rafael Godeiro,  Olho D´Agua dos Borges  e Felipe Guerra,  ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), como também representantes de Upanema e Governador Dix-sept Rosado dos sindicatos da região do Médio Oeste, reuniram-se no dia (11), no município de Messias Targino.


Em pauta na reunião foi discutido o fortalecimento da agricultura familiar  e o processo de organização do sistema FETRAF-RN. Outra discussão, estava referente a mobilização estadual sobre a seca que  está sendo definido.
A realização  do Congresso Nacional da FETRAF – Brasil, desconto  dos Aposentados também foi debatido pelo grupo de sindicalista da FETRAF-RN.





JOELMA MENEZES E DAMIANA PAIVA PARTICIPAM DO PLANEJAMENTO DA ASA ESTADUAL EM NATAL




Aconteceu nos dias 09 e 10 de abril no centro de treinamento João Dias II em Natal o planejamento da ASA para o ano de 2013, onde estiveram participando os delegados microrregional de cada região dividido em 10 microrregionais e representantes das ONG'S de todo o estado sobre a coordenação da ASA, que transcorreu os dias de trabalho na perspectiva de se avançar nas politicas de convivência com o semiárido como P1MC  P.1.+2 entre outras tecnologias de convivência com o semiárido.



joelma Menezes coordenadora do Centro Padre Pedro e Damiana Paiva da Costa representantes do município de Janduís nessa discussão. 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

SEMINÁRIOS APRESENTAM AVANÇOS DOS 10 ANOS DE POLITICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR


"SOMOS DE ESQUERDA, SOCIALISTA E DEMOCRÁTICOS

 E CONSEGUIMOS DISTRIBUIR RENDA E FAZER AS PESSOAS 

QUE RECEBEM MENOS TER LUCROS MAIORES" DIZ PEPE VARGAS"

Os avanços e desafios destes 10 anos de Políticas para a Agricultura Familiar no Brasil são tema de Seminário organizado pelo Núcleo Agrário do PT com a liderança do partido na Câmara dos Deputados.

O evento acontece no auditório Freitas Nobre entre quarta e quinta-feira desta semana e vai analisar os avanços das políticas públicas para a agricultura familiar durante a gestão do PT no Governo Federal, além dos 17 anos de existência do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).
Os limites das atuais políticas e desafios de avanços no setor serão debatidos e, posteriormente, poderão ser indicadas propostas legislativas e sugestões ao Congresso Nacional. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou da abertura do seminário e lembrou “que é preciso reconhecer nossos avanços, mas também faltaram desafios maiores”.
Quando tratou da administração do Governo Federal, nos últimos dez anos, o ministro Pepe explicou que o partido que governa “é de esquerda, socialista e democrático e conseguiu distribuir renda e fazer as pessoas que recebem menos, ter lucros maiores, percentualmente falando”.
De acordo com Vargas, por trás dos bons resultados do Governo, existe um conjunto de políticas públicas, incluindo na área da agricultura familiar. “Por exemplo, o Pronaf, em que tivemos um volume significativo de crédito ofertado e pelas nossas contas, vamos chegar a R$ 17 bilhões em contratos assinados” disse o ministro Pepe. 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

DILMA ANUNCIA MEDIDAS CONTRA OS EFEITOS DA SECA


ABERTURA DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROJETO MOVA - BRASIL



Raimundo Canuto-presidente do Sintraf de Janduís;
Pôla Pinto-vice-prefeito de Messias Targino;

Teve início na tarde de segunda-feira, 8/04, no Hotel VillaOeste, na cidade de Mossoró, a capacitação de coordenadores e monitores do Projeto MOVA–Brasil 2013. A convite  da Coordenadora do Polo do Rio Grande do Norte do  Projeto MOVA-Brasil, “Desenvolvimento & Cidadania,” estando presente o presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) na Agricultura Familiar de Janduís na abertura deste evento. 

Barbara Fernandes e Deborah Lima,
monitoras no município de Janduís do projeto Mova-Brasil

Juntamente com as monitoras do projeto do nosso município Deborah Lima e Barbara Fernandes escolhidas para participar da capacitação, que compreende cinco dias de curso com representantes de 37 municípios do Rio Grande do Norte.  Os participantes debaterão sobre a “Importância do Trabalho no Século XXI” e “Letramento e Alfabetização”, além da doutrina educacional promovida por Paulo Freire. Este ano, o Projeto terá 170 turmas de 20 a 25 alunos, cada, com aulas pela manhã, tarde e noite.   


quarta-feira, 10 de abril de 2013

SEIS VELINHAS SE APAGAM HOJE...

Hoje as felicitações vão para os seis jovens que a quatorze  anos abrilhantaram com sua chegada o hospital Maria Cristina Maia, parto feito por Dr. Eduardo Campelo. Parabéns pelo seu 14° Aniversário, EUGÊNIO BISNETO, DANIEL VERAS, DIANNY BANDEIRA, JOANNY ROBERTA, MARIA JULIA REGIS, STER BRITO.


Eugênio Bisneto


Dianny Bandeira


Daniel Veras

Joanny Roberta

ASSOCIAÇÃO DO PA BOM FUTURO REALIZOU ONTEM NO ASSENTAMENTO


Aconteceu ontem a partir das 14h e 30m na Escola Ronaldo Valença uma reunião com os assentados, para discutir e encaminhar vários pontos de pauta para melhoria da qualidade de vida dos mesmos. O presidente do SINTRAF de Janduís Raimundo Canuto, que também é assentado na área, falou sobre a importância da organização da associação. Como também do SINTRAF, os assentados devem procurar os dirigentes de Campo Grande Anaci e Hildebrando, para fazerem essa discussão disse Raimundo. O presidente da associação Francisco de Assis Franco apresentou a pauta.
01. Cooperativismo de credito e produção enfocando credioeste-sol como alternativa de crédito para os agricultores familiares nos municípios da região;
02. Problemas com a pesca nos açudes do assentamento;
03. Reforma no prédio da associação com material do aprisco da área;
04. Água do açude riacho fechado para as comunidades rurais de Janduís;
05. Projeto de apoio as mulheres do PA Bom Futuro;
06. Informes gerais, tais como: Habitação rural, Bancos de Sementes, Poços e caixas de água, entre outros assuntos e a próxima reunião que será no dia 23 de maio 2013 as 15:00hs, para apresentação da credioeste-sol na área do assentamento, disse Raimundo Canuto.

PRESIDENTE DO SINTRAF DE JANDUÍS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PUBLICA EM PATU-RN





(FOTO - mochileirosrn.blogspot.com)


Discutir estratégia para enfrentamento e convivência com a seca no município é o objetivo da audiência pública que a Câmara Municipal de Patu realizará hoje dia 10, às 9h30.
A reunião foi convocada pela vereadora Ana Karla Figueiredo Costa (PP), por meio de requerimento aprovado na Casa. O presidente da edilidade, vereador Suetoneo Oliveira Moura (PT do B), informa que o evento é aberto ao público.
Preocupados com a estiagem prolongada que castiga o município, periodicamente o Fórum das Organizações Sociais de Patu realiza reuniões para discutir alternativas para a situação que se instalou na região em virtude da escassez de chuvas.

terça-feira, 9 de abril de 2013

PARCEIROS (BNB) DO BALDE CHEIO REALIZA REUNIÃO EM NOSSO MUNICÍPIO PARA RENOVAÇÃO DO PROJETO








Realizado em nosso município, reunião referente ao projeto  Balde Cheio, que reuniu agricultores (as) de janduis, as instituições FOMOP, SINTRAF, CPP NEEFS  na sede da SEMTHAS na tarde de ontem, segunda-feira (08). 
O projeto que visa promover o desenvolvimento da atividade rural no estado, através de uma metodologia que consiste na identificação de propriedades de cunho familiar de pequeno porte e que tenham a atividade leiteira como principal fonte de renda, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em busca do aumento da produtividade e profissionalização da gestão da propriedade rural.Os recursos para esta implantação do Balde Cheio são oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Nordeste (Fundeci) administrados pelo Banco do Nordeste.
Sendo ainda reavaliado pela prefeita do município, Lígia Felix, para renovação do projeto, que irá beneficiar 10 agricultores do nosso município.

FEIRA AGROECOLÓGICA DE JANDUÍS REALIZA PLANEJAMENTO NA COMUNIDADE DE PERMISSÃO




A Feira Agroecológica e da Economia Popular Solidária de Janduís RN, realizou nesta sexta-feira (05/04/2013), na Igreja de Santa Luzia da Comunidade Permissão, o Planejamento das ações para 2013, sob assessoria do SINTRAF DE JANDUÍS - Sindicato dos trabalhadores (as) - na pessoa de Wigna Coordenadora de Mulheres, CENTRO PADRE PEDRO NEEFES, PDA – CARNAÚBA, UFERSA E REDE XIQUEXIQUE DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA. O encontro possibilitou a criação de um importante espaço de reflexões sobre a sua atuação nos últimos 06 anos, seus avanços, limitações e possibilidades para 2013, utilizando-se do método de crítica, auto-crítica e analise de conjuntura para problematizar suas questões. O planejamento para 2013 foi pensado de acordo com os eixos: Organização /Fortalecimento; Produção/ Comercialização; Formação; Comunicação e Divulgação. Por isso, convidamos a todos (as) para visitarem e comprarem os produtos da agricultura familiar, a grande responsável pela alimentação da população, garantindo em torno de 70% do alimento saudável que é consumido em nossa mesa. A Feira Agroecológica  funciona toda segunda-feira, a partir das 05h00minh no Mercado Público de nossa Cidade.
“A ECONOMIA SÓ SERÁ VIÁVEL SE FOR HUMANA, PRA O HOMEM E PELO HOMEM”. ( Papa João Paulo II).