Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PADRE PEDRO NEEFS
Celebramos a ti em seus 83 anos
 Raimundo de Janduís(hoje ao lado de Padre Pedro)

Estamos todos nesta manhã (03) em Varzea-Recife em uma festa só comemorando juntos com Padre Pedro Neefs seus 83 anos de vida, história e luta na igreja e na causa do povo do semi-árido.

Estamos aqui com Padre Pedro: De Campo Grande vieram mais de 30, de Janduís 5 de de Upanema 3, todos amigos (as) de Pedro Neefs.

São os amigos, admiradores e aprendizes do mestre Padre Pedro Neefs que com muita alegria festejam a vida deste que é a Rocha do Sertão.

Raimundo do Sindicato e Caramuru Paiva, coordenam esta caravana da cidadania até Recife para juntos a Padre Pedro estarmos com muita alegria e bensão do senhor.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Caravana para o aniversário de

Pe. Pedro Neefs

mestre Padre Pedro Neefs
Nesta sexta-feira (03/02) o mestre Pe. Pedro Neefs completará 83 anos de vida e uma delegação de amigos/as e admiradores/as do Rio Grande do Norte estarão ao lado dele, em Recife/PE, para celebrar a vida e agradecer a sua contribuição religiosa e social para o nosso povo.

De janduís sai hoje (02) as 09:00h com destino a Recife o vereador RAIMUNDO DO SINDICATO, sua esposa expedita, seus filhos Renata e Rodolfo e  Giuzelio Lobato(Coordenador do Pólo do PT no Médio Oeste)
Pressão Arterial:
Deve ser medida nos dois braços

Uma revisão de 28 estudos publicada nesta segunda-feira, 30, na versão online da revista The Lancet aponta que os médicos deveriam medir a pressão arterial nos dois braços do paciente - e não apenas em um, como ocorre na maioria dos consultórios.

Isso porque medidas diferentes de pressão nos braços podem indicar risco aumentado de doença vascular periférica.

Brasil, diferença-limite na medição de pressão entre os braços é de 20 mm HgMedir a pressão nos dois braços já é recomendado nas diretrizes de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia - a última atualização foi publicada em 2010.

A norma orienta que na primeira consulta os médicos meçam a pressão nos quatro membros do paciente: nos dois braços e nas duas pernas - o que nem sempre acontece.

Fonte: Noblat

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SEMANA PEDAGÓGICA

DE JANDUÍS

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD) definiu o tema da Semana Pedagógica que terá início na próxima segunda-feira (06)

De acordo com a secretária Martilene Duarte o tema é o seguinte: Prática Pedagógica e Aprendizagem Significativa: Um Eixo Para a Reflexão Docente.

O evento pedagógico é muito importante pois tem como missão nortear as atividades educacionais durante todo o ano de 2012. Um dos objetivos da SEMECD é melhorar os índices educacionais promovendo educação de qualidade para as crianças e adolescentes de Janduís.

Fonte: Janduisonline
DENOCS X Convivência com o Semiárido.

O DENOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) foi criado em 1909, ainda como IOCS (Inspetoria de Obras Contra a Seca), depois como IFOCS (Inspetoria Federal de Obras Contra a Seca). Durante décadas foi considerado como a maior empreiteira da América Latina.
A concepção do Departamento era equivocada em si mesma, isto é, combater a seca. Claro, nenhum país do mundo criou algum departamento para combater a neve, ou combater a chuva, ou combater o deserto. Entretanto, em sua longa existência, o Departamento construiu a maior açudagem do mundo, cerca de 70 mil, com capacidade para armazenar 36 bilhões de metros cúbicos de água de chuva. O Prof. João Abner, hidrólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, costuma dizer que, antes desses açudes, o semiárido era mesmo um deserto. Afinal, o que sempre faltou não foi chuva, mas a capacidade de armazenar a água que a chuva oferece.
Acontece que o Departamento criou ilhas de água, mas nunca fez sua distribuição horizontal. Essa lacuna fundamental é hoje admitida até por quem já esteja na chefia do órgão por quase uma década, como Manoel Bonfim Ribeiro. Essa é a proposta fundamental do Atlas do Nordeste, diagnóstico feito pela Agência Nacional de Águas para o meio urbano da região.
Mas, foi ali também que a chamada “indústria da seca” grassou como praga. Sempre exigindo novas verbas para novas obras, foi o ralo do enriquecimento pessoal de multidões de coronéis nordestinos, que fizeram a maior parte dos açudes e poços em suas propriedades particulares, além de construírem seu poder econômico e político manipulando a sede do povo. O que aconteceu esses dias com o apadrinhado do deputado Henrique Alves é apenas uma amostra grátis de décadas de drenagem do dinheiro público para cofres particulares.
Em 1959, intelectuais como Celso Furtado, setores da Igreja como D. Hélder Câmara, propuseram a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Em seu discurso inaugural, Celso Furtado pronuncia a expressão “convivência com o semiárido” - retirando do centro o enfoque no combate a seca e focando a industrialização - que já tinha lastro em outros intelectuais da academia Nordestina. Mas, na lógica do capital e do patrimonialismo, a SUDENE repetiu a indústria da seca do DENOCS. Com a criação da SUDENE, o Departamento perdeu poder. 
Esses dias a presidente Dilma Roussef disse que não iria mais fazer a parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro, que tirou do papel a lógica da convivência com o Semiárido e a fez realidade. Com um fiapo de dinheiro e tecnologias simples, tem um impacto social maior na população mais pobre que cem anos de DENOCS. Agora o governo voltou atrás e disse que vai prosseguir na parceria, mas vai continuar com sua distribuição de 300 mil cisternas de plástico pela CODEVASF, pelas mãos do Ministro Fernando Bezerra Coelho. Portanto, uma no cravo e outra no calo do povo.
Operar no Semiárido sem conhecer sua história é voltar a cometer os erros crassos do passado.  Um pouco de humildade do governo evitaria tamanho descalabro, como as cisternas de plástico e a nova cara dessa nefasta indústria da seca, agora como hidronegócio materializado na Transposição. 
Dilma tem feito um esforço retado para ressuscitar a indústria da seca.
Roberto Malvezzi (Gogó)
O TURISMO EM SANTA CRUZ ESTAR SE CONSOLIDANDO PELA ESTÁTUA DE SANTA RITA DE CÁSSIA

A maior estátua católica do mundo e um moderno complexo para receber os fieis fazem do município de Santa Cruz/RN, um dos principais centros de turismo religioso do Nordeste.

O Santuário de Santa Rita de Cássia impressiona pela sua imponência e atrai milhares de pessoas todas as semanas. Todos acompanham em tom de admiração a estátua da santa, que tem 56 metros de altura e custou R$ 6 milhões.
SECRETÁRIA DE AGRICULTURA DE CARAÚBAS ENTREGA O CARGO
Sheila Gurgel e Ademar Ferreira(prefeito de Caraúbas)
Na manhã desta terça-feira (31), a Secretária Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMPO), Sheyla Gurgel, nos informou que está deixando a Pasta.

Na oportunidade, Sheyla não informou os motivos pelos quais levaram ela a entregar o comando da Secretaria. Ainda também não se sabe quem deverá ser o novo Secretário, mas com certeza deverá ser nomeado o quanto antes, já que se tem a necessidade de uma pessoa no comando da Pasta para os trabalhos, sobretudo pela proximidade do período chuvoso.

Fonte: caraubashotnews
PRAÇA REINALDO PIMENTA
Em Caraúbas
As obras da Praça Reinaldo Pimenta em Caraúbas já estão chegando a sua fase final
Há se eu consegui
sem usar nenhum artifício

MUSEU DE MEMÓRIA DE JANDUÍS

Uma das metas da Fundação Municipal de Cultura Mestre Dadá é criar o Museu de Memória de Janduís. 

A ideia é organizar todo o acervo de matérias publicadas em jornais e revistas, livros de autores locais, além de material audiovisual, com a recuperação de imagens do movimento cultural de Janduís e documentários cedidos pela TV Garrancho, em um espaço onde a população possa ter acesso a esses bens culturais.

A equipe da FUNCULT já está entrando em contato com pessoas que dispõem de acervo sobre Janduís para o Museu. "Vamos fazer um grande trabalho de construção da história de nossa memória", afirmou Berg Bezerra, diretor-presidente da Fundação Mestre Dadá.

Fonte: janduisonline

“Campo Grande:

 na contramão da educação brasileira” 

A coordenadora do SINTE regional do Vale do Assu, sindicalista Inês Almeida, participou do Programa de Rádio Em Foco, do SINTE RN na FM 104,9, no último sábado (28/01) e foi categórica ao expressar o desapontamento com a gestão da educação de Campo Grande, comandada por Bibi de Nenca e Ranieri Moreno.

Segundo Inês Almeida o ano de 2011 que a princípio tinha a divulgação pela gestão municipal que seria o do grande salto na educação; terminou sendo de prejuízos incalculáveis para a categoria. “A educação de Campo Grande caminhou na contramão da valorização do magistério que segue o país”, afirmou Inês.

A sindicalista citou que foram retiradas as conquistas do Plano de Cargo, Carreira e Salário da Educação Municipal. “Foram perdas financeiras para dezenas de profissionais da educação que tiveram subtraídos os direitos por uma votação na Câmara de Vereadores comandada pelo prefeito Bibi de Nenca”, afirmou Inês Almeida.

A líder disse ainda que a Prefeitura de Campo Grande impôs a pior derrota aos profissionais de educação quando comparada com as demais gestões municipais das 10 cidades da região que participam do Núcleo do SINTE do Vale do Assu. “Não é a toa que a assembléia do SINTE estadual conferiu em 2011 o título de prefeito inimigo da educação para Bibi de Nenca”.

Por último, a dirigente comparou a administração atual com as anteriores e assegurou que nenhuma outra gestão de Campo Grande foi tão dura nas negociações quanto esta comandada por Bibi de Nenca e Ranieri Moreno. “Conseguimos os avanços do antigo PCCS nas gestões de Miguel Brito e Francisquinho Pimenta que eram muito mais abertos a aceitar as propostas da categoria do que o atual prefeito”, disse Inês.
A votação que reduziu os direitos previstos no PCCS foi aprovada por 6 vereadores (Dilcinéia Brito, Vagner Sousa, Arnaldo Bezerra, Grimaldo Gondim, Branquinha e Nilson Júnior) contra os votos de 2 (Adriana Alves e João Fernandes) e a abstenção do Presidente da Câmara que também é professor, vereador Antonio Holanda. O vereador Grimaldo Gondim na época da votação ainda chamou de “irresponsáveis” aos professores que lutavam por aumento salarial.

O espaço fica aberto para quaisquer das pessoas citadas na matéria fazerem a sua devida exposição de posicionamento sobre o assunto.

Fonte: sitedocaramurupaiva.com.br
ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  31/JAN
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a você, repleto de muitos anos de vida.  

Alessandra Thanyse
(Filha da Enfermeira Betânia e do Coordenador de infraestrutura e obras da Prefeitura)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  30/JAN
Nós do Blog Janduis EmFoco desejamos um feliz aniversário a todas vocês com muitos anos de vida.   

Jôcianny Régis
(Filha da empresária e cabeleireira Auzete Régis)

Marta Benevides
(Prima do vereador Raimundo do Sindicato e residente em Salvador-BA) 

Edmara Roberto
(Jovem estudante Janduiense)
DIGA NÃO AO RACISMO

domingo, 29 de janeiro de 2012

HOJE É O ANIVERSARIO DE GIL FILHO
(filho do presidente do PT de Campo Grande, Coordenador do Pólo PT Médio Oeste e colaborador do nosso blog, o companheiro Giuzelio Lobato)
Gil Filho


Giuzelio Lobato de Melo Filho (Gil Filho) é um cabra da peste, amigo e admirador de Raimundo do Sindicato e Nailka Saldanha e esteve visitando Janduís em suas ferias escolares com seu irmão José Pedro Gonçalves Lobato, neste mês de janeiro, sendo que no dia 19/01 participou com seu pai Giuzelio Lobato do aniversário de Raimundo do Sindicato na comunidade de Permissão em Janduís/RN.


Felicidades e Parabéns


Rodolfo e Renata(colaboradores do Blog)
FOMOP de Janduís
Reune-se nesta segunda-feira
O Forum dos Movimentos Populares de Janduís e reúne nesta segunda-feira (30) para tratar assuntos relacionados a agricultura familiar de Janduís, entre estes o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Um Milhão de Cisternas.

A coordenação do fórum é das companheiras WIGNA BRITO, LAZARA MAIA E ROSENA e a reunião é sempre realizada no SINTRAF de Janduís.
ATIVIDADES DO MANDATO 
DE RAIMUNDO DO SINDICATO
O mandato do vereador Raimundo do Sindicato participou neste final de semana de atividades dos movimentos sociais de Janduís região.

- Sexta-feira (27): Assembléia mensal da Associação Comunitária do Arrimo.

- Sábado (28): Comemoração das Conquistas e Lutas do STR de Apodi.

- Domingo (29): Assembléia Mensal da Associação Comunitária da Permissão.
PADRE PEDRO NEEEFS
A Rocha do Sertão

Neste sábado (28/01) aconteceu em Campo Grande na comunidade rural do Morcego mais uma edição do Projeto Cinema SIM com o documentário “Pe. Pedro Neefs, a Rocha do Oeste”, produzido pelo jornalista J. Paiva.

O Projeto Cinema SIM é uma iniciativa do mandato do vice prefeito CARAMURU PAIVA para levar entretenimento, cultura e educação a população de Campo Grande.

A exibição do dia é uma referência ao aniversário de Pe. Pedro que acontecerá no próximo dia 03 de fevereiro.

Padre Pedro estará aniversariando neste dia 03 de fevereiro e uma Caravana com cerca de 50 campograndenses, janduienses e upanemenses visitarão o mestre em Recife onde há mais de 02 anos encontra-se em tratamento médico.


De Janduís participa RAIMUNDO DO SINDICATO e família acompanhando de Giuzelio Lobato(assessor da CREDIOESTE e Coordenador do Polo PT Medio Oeste) 
ENCONTRO DA UNIBAM 
EM CAMPO GRANDE

A União das Bandas de Música do RN – UNIBAM RN realizou um encontro com mais de 40 gestores e maestres de bandas de músicas do RN.  evento que aconteceu no município de Campo Grande.

As discussões giraram em torno do fortalecimento da organização dos músicos e dos projetos deste segmento que em 2012 poderão passar ter apoio oficial através de recursos do Fundo Estadual de Cultura e o Sistema de Bandas do Rio Grande do Norte.

O presidente da UNIBAM RN, Bembem Dantas, destacou que o momento significava um salto organizacional da classe que reúne hoje no estado cerca de 10 mil músicos.

O Deputado Estadual Fernando Mineiro participou do evento e anunciou em primeira mão uma ação que está em fase de conclusão cujo benefício para os mestres de Bandas de Música será a conquista do direito de aposentadoria. “Lançarei a cartilha em fevereiro”, antecipou Mineiro.

O Encontro de Bandas foi realizado pela UNIBAM tendo a frente Bembem Dantas, Giuzélio Lobato e Ranieri Soares. O apoio veio do Núcleo Sertão Verde, Instituto Chapéu de Couro, mandato do vice- prefeito Caramurú Paiva, Deputado Fernando Mineiro  e Casa de Cultura Cleto de Souza de Campo Grande.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento em sua abertura estiveram: Deputado Estadual Fernando Mineiro, Jailson Morais (FUP/PETROBRAS); Neuraci Vieira (Casa de Cultura); Micilene Vieira(Sertão Verde); Francisco Antonio(Instituto Chapéu de Couro); Vice prefeito Caramuru Paiva e Irene Galdino(Secretária de Ação Social de Campo Grande). Que representou o prefeito Bibi de Nenca.




Na segunda parte do encontro participaram além dos 40 gestores e maestros do RN e a coordenação da UNIBAM-RN, esteve presente o presidente da Comissão de Educação de Campo Grande e Coordenador da Regional do SINTE, professor Junior Liberato e a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Janduís a professora MARTILENE DUARTE.

REGIONAL FETRAF Médio Oeste
Se reune em Governador Dix-sept Rosado
A FETRAF regional Médio Oeste se reúne pela primeiro vez em 2012, nesta terça feira 31/01 a partir das 08:30hs na sede do STR de Governador Dix-sept Rosado.

O encontro contará com a participação dos  SINTRAFs, STRs e Fórum  ligados a FETRAF do Médio Oeste, tendo como objetivos, avaliar e planejar ações para 2012,

O encontro será coordenado pelos diretores estaduais da FETRAF Pôla Pinto e  Hildebrando Rocha.
STR DE APODI
Comemora conquistas e lutas de 2011
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi realizou na manhã deste sábado [28/01] uma programação comemorativa pelas conquistas e lutas do sindicato em 2011 juntamente com parceiros dos movimentos sociais organizados do estado. O evento foi presidido pelo presidente do STTR, sindicalista Edilson Neto e contou a participação de representantes da CUT, FETRAF, FETARN, ASA Potiguar, Pastoral da Terra, Centro Feminista 8 de Março, Mova Brasil, Sindicatos, Fóruns Comunitários, Cooperativas e outros segmentos organizados. O evento também contou com a presença do deputado estadual Fernando Mineiro que cotidianamente apoia os movimentos sociais organizados desse estado.  Os discursos foram marcados pela força dada para que os movimentos continuem mais organizados e fortalecidos para lutar pelos interesses dos menos favorecidos. Foi realizada também assembleia de prestação de contas do sindicato e sorteio de uma moto entre os associados que estavam em dia com as suas mensalidades. 
 Edilson Neto (presidente do STR de Apodi)
Aluisio Dutra(Patu), Raimundo do Sindicato(Janduís) e Ivanildo Fernandes(Caraúbas)


Fonte: Folha Patuense
ADUTORA DO SERTÃO
Em Campo Grande

Na manhã desta sexta-feira (27/01) aconteceu mais uma reunião das Associações Rurais que compõem o trecho de 25 km da linha da Adutora do Sertão. Em pauta estava a continuidade da luta pela conclusão do projeto e a resposta a politicagem feita pelos vereadores Arnaldo Bezerra, Dilcinéia Brito e Grimaldo Gondim com o consentimento político de Bibi de Nenca e a divulgação irresponsável na mídia que é porta-vez do grupo político da situação.
Os presidentes das associações rurais encaminharam por preparar uma nota de repúdio e participaram de Programa de Rádio da FM 104,9 Independência, de Campo Grande, dando os esclarecimentos sobre o andamento do projeto da Adutora do Sertão. No que se refere a continuidade a expectativa das lideranças comunitárias é que a Governadora cumpra com a palavra dada e complemente os recursos que faltam para conclusão da obra. As lideranças tentarão uma audiência com a Chefe do Executivo do RN.
A adutora do Sertão é composta de 3 sistemas independentes e complementares: a estação de tratamento e bombeamento da água; o ramal principal; e os reservatórios comunitários com os ramais secundários. Este terceiro sistema foi realizado com recursos do Programa Desenvolvimento Solidário/Governo do RN e prestado contas ao órgão pelas associações responsáveis sob a supervisão técnica de profissionais de carreira do Estado e monitoramento das instituições que compõem o Conselho Municipal do FUMAC. A adutora se completará com os outros dois que aguardam execução de recursos licitados pelo Governo do RN.

Lembrando que o Conselho do FUMAC é composto por representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras; Igreja Católica e Associações Comunitárias Rurais.

Fonte: sitedocaramururn.com.br
ESTE É MÚSICO ATÉ DE BAIXO DÁGUA


Manifesto

Lei de Reforma do Congresso de 2012 (emenda da Constituição do Brasil):

1. O congressista receberá salário somente durante o mandato. E não terá direito à aposentadoria diferenciada em decorrência do mandato.

2. O Congresso contribui para o INSS. Todo o fundo (passado, presente e futuro) atual no fundo de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. O Congressista participa dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos os outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.

3. O congressista deve pagar para seu plano de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.

4. O Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário, que será objeto de plebiscito.

5. O congressista perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo sistema de saúde como o povo brasileiro.

6. O congressista está sujeito às mesmas leis que o povo brasileiro.

7. Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira. Parlamentares devem servir os seus termos (não mais de 2), depois ir para casa e procurar emprego. Ex-congressista não pode ser um lobista.

8. Todos os votos serão obrigatoriamente abertos, permitindo que os eleitores fiscalizem o real desempenho dos congressistas.

Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem.

A hora para esta emenda na Constituição é AGORA.