Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2011


ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  03/DEZ

   


Queremos aqui parabenizar pelo o seu aniversário hoje, a Secretária da SEMTHAS NAILKA SALDANHA, que Deus cubra de bênçãos neste dia tão especial você e toda sua família; Parabéns.


Professora Amanda Gurgel do RN
Dar nova lição de moral aos empresários
da educação do Brasil
 A professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, acaba de emplacar mais uma aula de compromisso com a luta por uma educação de qualidade. A educadora que há alguns meses fez um pronunciamento para deputados do RN criticando a falta de prioridade dos governos para com a educação, agora lecionou nova aula de críticas à classe empresarial.
   
Amanda Gurgel foi escolhida pela classe empresarial para receber o prêmio PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais). A premiação é uma das maiores do País e é destinada a personalidades ligadas a defesa de várias categorias no Brasil. A professora negou o prêmio alegando que sua luta seria outra.
   
Confira abaixo a carta de recusa da educadora e saiba por qual motivo o cobiçado prêmio foi negado por ela.
    Amanda Gurgel no Faustão

Natal, 02 de julho de 2011

Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,
       
Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na categoria Educador de Valor, "pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a educação". A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita desvalorização do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas condições de trabalho, as absurdas exigências por parte das secretarias e do Ministério da Educação fazem com que seja cada vez maior o número de professores talentosos que após um curto e angustiante período de exercício da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.
       
Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria. Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald’s, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.
       
A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é igual a de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto seja destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE.
   
Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua finalidade.
   
Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às chamadas "organizações da sociedade civil de interesse público" (Oscips), utilizadas para desobrigar o Estado de seu dever para com o ensino público. Defendo que 10% do PIB seja destinado exclusivamente para instituições educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da escola, mas que encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing ou, simplesmente, de negócios e desoneração fiscal.
   
Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação.

Saudações,

Professora Amanda Gurgel

I Conferência Municipal de Cultura de Janduís

Abordando o tema "Estratégias e Ações para o Plano Municipal de Cultura", a I Conferência Municipal de Cultura de Janduís será realizada no próximo dia 07 de dezembro, na Casa de Cultura Popular Vapor das artes e sede da Fundação Municipal de Cultura. O evento terá início às 08 horas da manhã, com o credenciamento dos participantes.

Vários eixos serão discutidos durante a conferência, entre eles: Produção Simbólica e Diversidade Cultura; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura. 

Após a formação do dispositivo de honra e a fala das autoridades, haverá a discussão das propostas e a formação de grupos, com exposição dos resultados no período vespertino.

Um diálogo sobre o Sistema Nacional de Cultura e a criação do Sistema Municipal de Cultura de Janduís será realizado, além da escolha dos delegados que vão participar da Conferência Regional de Cultura.

Fonte: janduisonline

SINTRAF de Campo Grande reunirá Bancos e agricultores/as para tratar de PRONAF

No próximo domingo (04), a partir das 9 h, na sede do SINTRAF de Campo Grande (ao do Banco do Brasil) haverá reunião para tratar da renegociação das dívidas dos agricultores familiares contraídas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. De acordo com a Presidenta Anaci Batista outro assunto a ser abordado será o Programa Garantia Safra. A atividade contará com representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, bem como de Hildebrando Rocha, representando a FETRAF RN.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


PROGRAMA CORTE DE TERRA

O Programa Municipal de Corte de Terras realizado pela Prefeitura de Janduís, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hidricos, vem garantido o preparo do solo para a produção de milho, feijão, algodão e sorgo. 

Ao todo, são 52 comunidades que estão sendo beneficiadas por essa importante ação realizada pelo município.

A Secretaria de Agricultura, informa que os investimentos diretos no corte de terras são da ordem de R$ 14.255,50, aplicados em combustível, aluguel de tratores e acompanhamento técnico. 

As estimativas de produção nas comunidades rurais de Janduís são as seguintes:

Milho - 38.550 kg em 257 Ha de área plantada
Feijão - 48.090 Kg em 229 Ha de área plantada
Algodão - 3.360 Kg em 8 ha de área plantada
Sorgo - 8.050 em 46 Ha de área plantada

De acordo com o secretário de Agricultura, Dário Arruda, o programa municipal de Corte de Terras vem crescendo a cada ano. A Prefeitura investe recursos diretos nessa importante ação que está beneficiando as comunidades rurais e garantindo um aumento considerável da produção de produtos como milho e feijão, entre outros, ressaltou.

Fonte: janduisonline.blogspot.com

ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  02/DEZ

Os nossos Parabéns do dia vão para: Katariny Brilnhante, Francisco de Sales e Marlete;       Paaarabéns.

Katariny Brilhante (PDA Carnaúba)


Francisco Sales  -  Francisco de Titíco (Morador Janduiense)
 
 
 Marlete ( Caraúbense )
 
 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


CREDIOESTE- SOL
Se reúne para planejar
 Campanha de Fortalecimento Institucional
Aconteceu nesta quinta-feira (01) mais uma reunião ordinária mensal da CREDIOESTE-SOL em sua sede em Apodi.

Participaram da reunião de trabalho o presidente da cooperativa RAIMUNDO CANUTO, os dirigentes Francisco Diassis (Messias Targino) Damiana Paiva (Janduís), João Batista Carvalho (Severiano Melo), Giuzelio Lobato (Campo Grande), além dos técnicos da cooperativa Ruberlânio Franco e Natan.

Na pauta entre outros assuntos administrativos, foi planejado a realização a partir do dia 15 de dezembro de uma Campanha de Fortalecimento Institucional, onde os cooperados estarão sendo convidados a aumentar suas quotas-partes, fazer investimentos e participar do sorteio solidário de diversos prêmios que serão sorteado entre os cooperados/as participantes da campanha na Assembléia Geral da cooperativa no mês de março/2012.

Preparativos para o
I ENAC DE JANDUÍS

A Coordenação do Fórum dos Movimentos Populares de Janduís se reúne nesta sexta-feira (02) às 8:00h, na sede do Centro Padre Pedro Neefs com a presença do SINTRAF de Janduís, SEMTHAS, SEMECD, CPPNeefs e o mandato do vereador Raimundo Canuto, para tratar dos últimos detalhes para realização do I Encontro das Associações Comunitárias de Janduís, na comunidade de Permissão dia 11 de dezembro de 2011.

PA MILAGRES EM APODI
O único saneado no Brasil

No dia 25/11 o Assentamento Milagre, em Apodi/RN realizou um Dia de Campo em comemoração aos trabalhos relacionados à implantação do projeto piloto da estação de tratamento de esgoto doméstico viabilizado em parceria com a UFERSA/ UNP e UERN.

Esse projeto iniciou em 2008/2009 a partir de uma parceria estabelecida com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar – TERRA VIVA que já tem atuação nessa área há mais de 10 anos. A UFERSA através dos professores Miguel Ferreira Neto e Nildo Dias buscaram viabilizar uma pesquisa que já há algum tempo tinham em mente. Após inúmeras visitas para escolha do local ficou definido esse assentamento e a partir daí as atividades não pararam de acontecer para realização desse tão sonhado protejo. Foram meses de trabalho envolvendo professores, alunos de mestrados e as famílias beneficiárias, mostrando que somente a ação coletiva é capaz de fazer acontecer e transformar o local. Hoje o assentamento está 100% saneado, coisa que não é comum em grande parte das cidades brasileiras. O modelo adotado pelos professores se baseia em experiências exitosas de países europeus que buscam sustentabilidade em suas ações e melhoria na questão ambiental.

Durante a atividade foram apresentados os projetos já desenvolvidos no assentamento, a parte da estação de tratamento bem como a produção de milho e girassol foi explicada pelo Professor Rafael Batista, a produção de flores ornamentais pela Professora Sandra Alves e a produção de forragens (capim elefante) e fruteiras (acerola) pelo assentado Zito.

Todos os presentes parabenizaram a UFERSA e os parceiros pelo excelente trabalho realizado na área, tendo em vista que os recursos aportados nesse protejo foram mínimos (em torno de R$ 123.000,00) para realizar uma grande ação. Os demais projetos em execução estão sendo financiados por parceiros como o Banco do Nordeste (em tono de R$ 49.000,00) que apostam na ideia, sendo esse um exemplo a ser seguido.

O grande resultado é ao final ter relatórios comprovando que foi gerada saúde para a população, relembrou que há cada um real aplicado em saneamento básico diminui quatro reais em saúde publica. “A comunidade tem que ter direito a viver com dignidade e é para isso que precisa ser investido dinheiro publico, temos que acabar com essa idéia de que as famílias do campo tem que viver na lama. Se as pessoas passarem a viver melhor nesse sentido já estaremos satisfeitos, mesmo que não gere nenhuma produção”.

Na parte de reuso a preocupação foi como aplicar isso de forma sustentável no ambiente sem representar risco para as pessoas que trabalham com essa técnica e sem representar riscos para o produto agrícola que está sendo gerado e que pode ser comercializado. Esse é o grande desafio do projeto!

Por: Marmota Apodiense
ANIVERSÁRIANTES DE HOJE:
  01/DEZ

Os nossos Parabéns do dia vão para: Gilvan Rezende. Paarabééns.


  Gilvan Rezende ( Janduiense residente em São Paulo )

ESTÃO CONFIRMADAS AS ATRAÇÕES PARA A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2012



 Cartaz com a lista das bandas que deverão se apresentar na parte social dos festejos alusivos ao Padroeiro São Sebastião 2012 em Caraúbas/RN.

Confiram as bandas que irão se apresentar em de 10 a 20 de janeiro de 2012 em Caraúbas/RN.

10 - Magníficos e Forró na Tora
11 - Banda Feras e Felipe Mayku
12 - José Orlando, Borba de Paula e Lairton
13 - Dorgival Dantas e Forró de Casa
14 - Almir (ex-The Fevers) e Anízio Jr.
15 - Pé de Ferro do Forró e Forró Chegado
16 - Banda Sete e Amaré
17 - Grafith e Banda Café
18 - Boca a Boca e Roberto e Meus Amores
19 - Saia Rodada e Ferro na Boneca
20 - Cavalo de Pau, MP3 e Caçula Benevides

VI SEMANA CULTURAL
De 29/Nov a 02/Dez, acontece na Escola Estadual Professor Daniel Gurgel aqui em Janduis/RN, a VI Semana Cultural, com o tema: "Escola e Família: Construindo uma Cultura de Paz".


FOCAMPO CONTINUA O DIÁLOGO COM GOVERNO FEDERAL SOBRE O PROJETO DA “MORTE” 
E PROMETE MUITAS MOBILIZAÇÕES

Cresce a insatisfação dos movimentos sociais e organizações diante das mais recentes medidas da implantação do Projeto do Perímetro Irrigado com as águas da barragem de Santa Cruz a ser instalado na Chapada do Apodi executado pelo DNOCS.

Os movimentos e Organizações em reunião realizada nestes últimos dias no Fórum do Campo Potiguar – FOCAMPO reafirmou a sua posição de enfrentamento ao Projeto, conseqüente de um modelo falido de Agricultura dita “Moderna”, por isso o FOCAMPO estará atento a qualquer medida de execução do projeto.

Para os Movimentos e Organizações (FOCAMPO), a proposta atual destrói os Agroecossistemas local presentes na Chapada do Apodi, expulsa as famílias camponesas residentes há dezenas de anos, e ainda vai de encontro com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário que tem como principal pilar a Agricultura Familiar Camponesa.

No último sábado (26/11) em Reunião com a Secretaria Geral da Presidência da República foi reafirmado pelo representante da Presidência que não haverá assinatura da Ordem de Serviço para inicio das obras e que será interlocutor juntamente com o MDA e os Mandatos Federal de Fátima Bezerra e Estadual de Mineiro (PT) do diálogo com o Ministério da Integração Nacional (MIN), a fim de apresentar e aprofundar sobre o Projeto “Pe. Pedro Neefs”, como alternativa de desenvolvimento da região de Apodi, integrando o Vale e Chapada do Apodi.

Diante disso, as organizações do FOCAMPO indicam atividades de Luta e grandes mobilizações para o próximo período em caso do Projeto do DNOCS avançar e as negociações não derem os resultados esperados para a Agricultura Camponesa.

Entre as organizações e movimentos socais que assinam as ações atuais estão: ARTICULAÇÃO DO SEMI-ÁRIDO – ASA POTIGUAR, ASSEMBLÉIA POPULAR (RN), CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES – CUT, COMISSÃO PASTORAL DA TERRA – CPT, FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – FETARN, FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA AGRICULTURA FAMILIAR – FETRAF, MARCHA MUNDIAL DE MULHERES – MMM, MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST, MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DOS SEM TERRA – MLST, REDE NACIONAL DE ADVOGADOS E ADVOGADAS POPULARES – RENAP E SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE APODI.

“A Mãe Terra está grávida. Não deixem a esperança morrer...” Ir. Vera Lúcia Palermo (SC)

 O VENENO ESTAR NA MESA


Uma pesquisa realizada com 62 mães em processo de amamentação na cidade de Rio Verde (MT) revelou que 100% delas tinham agrotóxicos no leite materno. O diagnóstico – assustador – feito pelo dr. Wanderlei Pignati e pela mestranda da saúde Danielly Palma, da Universidade Federal do Mato Grosso, faz parte do filme “O veneno está na mesa”, do documentarista e cineasta Silvio Tendler, que denuncia o uso abusivo de agrotóxicos no país. 80% das mães pesquisadas tinham DDE, que é proibido no Brasil há mais de uma década, o que significa que elas consumiram e foram impregnadas na infância ou há o uso clandestino do agrotóxico. O documento lançado em agosto último é impactante, assustador, porém providencial, para que o tema seja colocado no debate do dia. Em entrevista à revista “Nordeste Vinteum”, editada no Ceará, Tendler fez o alerta que os agricultores estão morrendo nas plantações, em consequência de uma sociedade predatória que é capaz de matar em troca de lucro. Ele revela que no campo a população é obrigada pelas circunstâncias a conviver e manipular o veneno, o que gera muitas doenças profissionais e mata. Na cidade, as pessoas consomem a comida “envenenada”. O impacto na saúde reflete no orçamento do país. Tendler revela que “as doenças profissionais consomem 50 milhões de reais por ano dos brasileiros, o que equivale a 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.” Grande parte desse valor, segundo pesquisa, é destinada para tratamento de vítimas de agrotóxicos. Um contraponto forte para a tese de que a agricultura com agrotóxico é mais barata e rentável. O Sistema Único de Saúde (SUS) paga a conta. O mais grave, alerta o cineasta, é que o governo brasileiro não está fazendo nada. Os fabricantes de agrotóxicos ditam as regras. Venenos que são proibidos na China, nos Estados Unidos, na Europa e na África são permitidos no Brasil, obrigando o brasileiro a viver numa sociedade que é capaz de matar em troca de lucro. “Os transgênicos e os agrotóxicos são garantia exigida pelos bancos para financiar a safra do agricultor. Nós comemos comida podre porque os bancos pedem isso como garantia”, denuncia Tendler.

Fonte:Coluna do Cesar Santos do Jornal de Fato