Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

FESTA DE SANTA CLARA
Assentamento Bom Futuro
Iniciou-se no dia 03 de agosto o novenário da Padroeira Santa Clara do Assentamento Bom Futuro/Campo Grande/Janduís.

O presidente da associação Francisco Diassis de França, convida a todos (as) para participarem do ultimo dia de Festa de Santa Clara no Assentamento Bom Futuro, que será neste sábado (13).

Programação: 19 horas: Novena
                         21horas: Leilão
                       23horas:Forró Pé de Serra com a Banda Sondagem de Janduis

O vereador RAIMUNDO CANUTO, o vice-prefeito CARAMURU PAIVA, o secretário de Agricultura de Campo Grande HILDEBRANDO ROCHA, confirmaram presença, além deste a turma do Centro Padre Pedro Neefs, Núcleo Sertão verde, SINTRAF de Janduís e Campo Grande, também estarão na festa.

DIA DOS PAIS

 O mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO, o SINTRAF e o Centro Padre Pedro Neefs, estão envolvidos na comemoração do DIA DOS PAIS em diversas comunidades de Janduís, neste dias 13 e 14 de agosto.

Para tanto uma Comitiva de mais de 10 diretores, técnicos e colaboradores destas entidades e do mandato do vereador Raimundo do Sindicato estarão participando da programação abaixo.

- Dia 13(Sábado)
. 15:00hs: Comunidade do Livramento
. 17:00hs: Assentamento Bom Futuro

- Dia 14(Domingo)
. 07:00hs: Comunidade de Humaitá
. 16:00hs: Comunidade do Arrimo
. 19:00hs: Comunidade de Permissão.


Vereador ADEILSON ALVES
Publica NOTA DE ESCLARECIMENTO
 vereador ADEILSON ALVES (PT de Janduís)
Mesmo que eu não fosse homem de vida pública, ainda assim deveria prestar à sociedade, para reposição da verdade e em respeito à minha dignidade, os esclarecimentos que seguem adiante, referentes a um lastimável episódio no qual fui envolvido no último domingo, dia 8 de agosto, que ganhou repercussão em jornais, portais de notícias e blogs.

Na matéria, que parece ser a mesma em vários veículos de informação, guardadas pequenas alterações verificadas entre determinados textos, está dito que eu em dirigi até a padaria de proprietário de Robson Mendes da Rocha, na cidade de Macaíba, e aí lhe roubei um aparelho de microondas, o que eu teria feito para a garantia de uma dívida de R$ 64,00 (sessenta e quatro reais).

Ainda segundo o texto publicado em jornais, portais e blogs, eu teria proferido ameaça e ainda me apresentado como policial federal.

Por tudo isso, sugerem as publicações, eu teria sido preso pela Polícia de Macaíba.

Fiquei triste porque, além de todo o episódio, não fui procurado por qualquer pessoa para a apresentação da minha versão, que, mais do que isto, é a absoluta verdade sobre o que realmente aconteceu.
Agora, para o bem da verdade, vamos aos fatos, como eles realmente aconteceram.

É sabido por todos de Janduís que, além de exercer o ofício de Vereador no referido Município, o que faço com enorme dedicação, também tenho um pequeno negócio, em meio ao qual eu levo para Macaíba, para serem ali vendidos, produtos do sertão semiárido, como é o caso do queijo, uma verdadeira iguaria da culinária sertaneja. E assim o faço porque não vejo o cargo de vereador como “meio de subsistência”, entendendo ser necessário que busquemos no trabalho fora do Parlamento o sustento pessoal e da família, como, aliás, assim agem meus colegas da Casa Legislativa janduinse.

Em Macaíba, entrego os produtos, para revenda, também, ao senhor Ronaldo Garcia de Aguiar, que é também cidadão de Janduís, que ganha a vida, honestamente, na cidade de Macaíba.

No mencionado dia 7 de agosto, estava eu em Macaíba (onde também tenho residência, sem jamais, porém, desligar-me do meu domicílio, que é Janduís, onde tenho residência), quando fui convidado pelo senhor Ronaldo Garcia de Aguiar, para ir a determinado local, dentro do perímetro urbano.

Por conhecer Ronaldo há muitos anos e nunca ter ouvido falar de algo que pudesse desabonar a sua conduta, fui, sem eu saber o que realmente se passava na mente de Ronaldo, até a padaria do senhor Robson Mendes da Rocha, que eu sabia ser pessoa que mantinha negócios habituais com Ronaldo.

Lá chegando, fiquei no carro, do lado de fora do estabelecimento, aguardando o retorno de Ronaldo, que informou que a passagem pelo estabelecimento comercial de Robson seria rápida, pois, segundo Ronaldo, Robson havia prometido lhe pagar, naquele dia, uma dívida decorrente dos negócios que os dois entabulavam com frequência.

Por informações de Ronaldo, fiquei sabendo que ele, Ronaldo, perguntou por Robson, sendo informado por uma senhora que este (Robson) não estaria no local, sendo aconselhado por dita senhora que voltasse posteriormente para receber o seu crédito.

Espontaneamente, agindo por conta própria, Ronaldo pegou um forno microondas que estava no interior daquele estabelecimento comercial de Robson, levando-o consigo até o carro onde eu estava.

Sem nada me explicar, Ronaldo colocou o mencionado aparelho no meu veículo, imaginando eu que o fato seria normal, decorrente de algum acordo firmado com Robson ou pessoa dele, não tendo como eu dar corpo a conclusões diversas, porque, como disse, conheço Ronaldo há anos e sempre o reputei pessoa de hábitos corretos, obediente à lei e aos costumes e regras sociais tidos como corretos.

Saímos do local e deixei Ronaldo na sua residência, indo logo após para a minha. Segundo informações de Ronaldo, este foi contatado via telefone por Robson, e os dois marcaram encontro num local (Posto Ramalho), onde Robson pagaria a dívida a Ronaldo e este lhe devolveria o forno microondas.
Ronaldo foi então noutro veículo, de propriedade de um cunhado seu, e acabou não sendo reconhecido por Robson, que já estava no local com a Polícia.

Depois, fui chamado à Delegacia de Polícia, para prestar esclarecimentos, e assim o fiz, dizendo à autoridade policial competente exatamente o que agora esclareço ao povo amigo de Janduís e do Rio Grande do Norte.

As minhas palavras foram confirmadas pelo depoimento de Ronaldo, que assumiu sozinho toda a responsabilidade pelo lastimável evento, do qual só tomei conhecimento quando, na forma já relatada, acabei envolvido.Então, desfazendo as inverdades jogadas no lamaçal da boataria, tenho a dizer que não fui preso; que não roubei nem subtraí qualquer objeto de terceira pessoa; e, ao contrário do que está na matéria amplamente veiculada, também não ameacei qualquer pessoa.

Aliás, quem me conhece bem, sabe que sou incapaz desses atos (roubar, ameaçar), pois, muito antes de entrar para o mundo da política de me tornar homem de vida pública, recebi dos meus pais, sertanejos de princípios firmes, ensinamentos sobre valores sociais, morais e religiosos, que moldaram a minha conduta para o resto de minha vida, colocando-me a salvo de praticar ações delitivas ou mesmo ilícitas ou que pudessem macular a minha imagem e, principalmente, a de meus pais, que sempre ensinaram aos seus filhos o que é correto, o que é legal, o que é justo.

Também não me apresentei a ninguém como policial federal ou outra autoridade policial. Na padaria de Robson, sequer falei com qualquer pessoa, pois todo o diálogo foi travado entre Ronaldo e a pessoa que ali se encontrava. Como eu disse, fiquei do lado de fora daquele ambiente comercial, sem saber ao certo o que se passava.

Na Delegacia de Polícia, quando indagado, disse apenas que sou vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Janduís, e não vejo nisso qualquer ilicitude ou desonra. Apenas relatei fatos que, além de verídicos, muito me orgulham.

São esses, pois, e nenhum outro, os fatos acontecidos no dia 7 de agosto, não tendo havido de minha parte qualquer conduta que possa ser jurídica ou socialmente reprovada.

Reposta a verdade dos fatos, fico à disposição de quantos queiram, para prestar (ou reiterar) os esclarecimentos necessários, pois, como diz o povo em sua infinda sabedoria, quem não deve não teme.

Janduís-RN, 9 de agosto de 2011.

ADEILSON ALVES DE MEDEIROS


Palestra Pública sobre
REENCARNAÇÃO
 O Centro Espírita Renascer de Caraúbas, promoverá palestra pública com o tema: "Reencarnação".

Palestrante: José Couto (Coordenador do Movimento Espírita de Mossoró)

Data: 20/08/2011 Hora:18:30h
Local: Grupo de Idosos “Amantes das Caraubeiras”

Na oportunidade será instalado o Bazar da Caridade.

PT de ACARI

CONVITE

Venha comemorar conosco o "ANIVERSÁRIO do  PT de Acari".
São 16 anos de muitas historias, batalhas e Glorias.
No próximo dia 13 de agosto de 2011,
Contamos com sua presença.

DIA DE MOBILIZAÇÃO 
DO PT DE PATU
 Deputada Fatima Bezerra e o Economiário Francimar Godeiro
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Patu Convida a todos (as), para participar do evento de Mobilização Partidária do PT de Patu - Dia de Filiações, que acontecerá no dia 28 de agosto a partir das 11:00h na Boate Pântanos, Centro da cidade de Patu.

Neste dia o partido estará realizando uma campanha de filiações tendo como destaque a filiação do economiário Francimar Godeiro que passará a integrar o PT de Patu.

Contaremos na oportunidade com a presença de lideranças do partido da região e do estado, entre estes: Deputada Federal Fátima Bezerra, Deputado Estadual Fernando Mineiro, Prefeito de Janduís Salomão Gurgel, Vice-prefeito de Campo Grande Caramuru Paiva, vereadores do PT de diversos municípios, como: Raimundo Canuto, Braga, Adeilson, Paulo Silvano (Janduís), Ivanildo Fernandes (Caraúbas), ente outros (as).


Novos IFRNs
para Ceará Mirim, Canguaretama  
e São paulo do Potengi

Na próxima terça-feira (16) a presidenta Dilma Rousseff vai anunciar a terceira etapa do Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Na ocasião, Dilma confirmará a criação de novas unidades do IFRN no Rio Grande do Norte. Segundo a deputada federal Fátima Bezerra, será confirmada as unidades do IFRN dos municípios de Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi.

Com essas novas três unidades do IFRN, o Rio Grande do Norte passará a contar com 18 Institutos Federais de Educação.

Fátima Bezerra lembra que durante 100 anos o Rio Grande do Norte teve apenas duas escolas técnicas: uma em Natal e outra na cidade de Mossoró.

“Após oito anos do governo do PT já são 15 unidades, com a construção de escolas na Zona Norte de Natal, no centro da capital, Currais Novos, Ipanguaçu, Apodi, Parnamirim, Pau dos Ferros, João Câmara, Macau, Caicó, Santa Cruz, Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. Com essa nova expansão, agora serão 18”, comemora a presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Luta antiga - Há mais de dois anos a deputada tem lutado junto ao Ministério da Educação para que fossem construídas IFRNs em Parelhas, São Paulo do Potengi, Alexandria, Jucurutu, Canguaretama, Lajes, Umarizal, Touros e Ceará-Mirim.

Fátima aprovou requerimentos na Câmara dos Deputados e conversou inúmeras vezes com técnicos do MEC mostrando a viabilidade para a construção de unidades nesses municípios.

“Agora, nós vamos lutar para que os outros seis municípios que tínhamos reivindicado possam ser contemplados em etapas seguintes, ainda dentro do primeiro governo Dilma”, frisa a parlamentar do PT.

E acrescenta: “Há um estudo no MEC para que sejam implantados Campus menores, que ofereçam cursos direcionados para as demandas específicas da região. Vamos aproveitar essa característica e apresentar novos projetos que atendam os municípios não beneficiados neste momento”

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


FM Bom Lugar de Severiano Melo
E a experiência de economia solidária da Credioeste
 Raimundo Canuto(prridente da Credioeste) falou aos radiouvintes de Severiano Melo

Nesta quinta-feira (11) o presidente da Credioeste-Sol RAIMUNDO CANUTO ao lado do Conselheiro Fiscal João Batista de Carvalho e do assessor Giuzelio Lobato, participaram de um importante debate acerca da CREDIOESTE-SOL na FM Bom Lugar da cidade de Severiano Melo.

O Diretor da Rádio Elano, abriu espaço para que a Credioeste-Sol pudesse apresentara experiência de crédito e economia solidária publicamente a comunidade, através das ondas do rádio, mostrando seu trabalho, serviços e como esta instituição pode contribuir no processo de desenvolvimento da agricultura familiar de base solidária.

Em Severiano Melo a Credioeste-Sol já tem cerca de 50 cooperados, tem como importante parceira a Associação Comunitária de Ipueira que transaciona suas operações bancária com a cooperativa e tem 20 cooperados desta associação, além da Associação Cultura da Banda de Música, do Sindicato dos Servidores Municipais e da própria Associação da FM Bom Lugar que passou a ser a nova cooperada da Credioeste.

João Batista de Carvalho (João do PT) de Severiano Melo como Conselho da cooperativa é o principal articulador da cooperativa na cidade e região e tem feito um importante trabalho para que a população veja na cooperativa uma alternativa de progresso.

FESTA DA PADROEIRA
Nossa Senhora da Saúde
Comunidade de Ipueira Severiano Melo
RAIMUNDO CANUTO participou como celebrante da Novena da noite desta quinta-feira (11) da Padroeira Nossa Senhora da Saúde, na comunidade de Ipueira em Severiano Melo.
 O convite foi da Comissão Organizadora da festa, que conta com  a presença de sócios da Associação Ipueira, localidade onde a CREDIOESTE-SOL tem hoje uma importante atuação junto a 20 cooperados(as) que trabalham com projeto de hortaliças.
 A novena da noite foi dedicado aos estudantes da melhor idade das quatro turmas do Mova Brasil do municipio de Sevreiano Melo, que compareceram em massa a novena. 



A experiência da CREDIOESTE
É objeto de estudo do coletivo de ECOSOL/RN

Realiza-se nestes dias 11 e 12 de agosto em Natal o Encontro de Formação e Comercialização Solidária / Coletivo de Educadores em ECOSOL no RN.

Participam deste evento 40 educadores em economia solidária dos 10 territórios da cidadania do estado que discutem os caminhos deste segmento, as experiências que estão sendo postos em práticas no estado por diversas organizações e grupos de produção e comercialização.

As experiências apresentadas no encontro são: - Grupos de economia solidária - Bancos Comunitários - Cooperativas de Crédito, e Fundos Rotativos.

A principal experiência apresentada no encontro foi a da CREDIOESTE-SOL, Cooperativa de Crédito e Economia Solidária do Oeste Potiguar, com sede em Apodi, que atende os 17 municípios do território Sertão do Apodi, sendo a primeira e única cooperativa e banco de credito solidário do estado.
 
 Lazara Maia(diretora da Credioeste-Sol)
Para diretora da CREDIOESTE-SOL, Lazara Maia, que participou do encontro, ela disse: “fiquei feliz em ver que apesar de todas as dificuldades que temos enfrentado na construção desta experiência de crédito de economia solidária, hoje já podemos nos afirmar como uma proposta viável para apoiar, desenvolver e fortalecer a agricultura familiar de nossa região e estado”.
 Raimundo Canuto(presidente) e Giuzelio Lobato(assessor da Credioeste-Sol)
RAIMUNDO CANUTO, presidente da cooperativa, comentou: “a boa receptividade que tivemos na apresentação de nossa experiência de crédito neste evento de ECOSOL a nível de estado, nos fortalece no caminho do cooperativismo de crédito como um instrumento capaz de trazer autonomia financeira para nossos agricultores (as). A Credioeste-Sol, cada dia busca demarcar terreno como alternativa viável na perspectiva desenvolvimentista do semi-arido potiguar”. Afirmou.

Venha Aí em Patu
dias 18 e 19 agosto


PT DE ACARI

 
CONVITE

Venha comemorar conosco o "ANIVERSÁRIO do  PT de Acari". São 16 anos de muitas historias, batalhas e Glorias.
 
Neste sábado dia 13 de agosto de 2011,
 
Contamos com sua presença.


O Deputado Estadual MINEIRO
e o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi
 Nesta sexta-feira (12), o deputado Fernando Mineiro participa de reunião com movimentos sociais para discutir o projeto de irrigação da Chapada do Apodi, a partir das 9h, no Hotel Monza em Natal.

No mês de junho, foi assinado decreto de desapropriação de uma área de mais de 13 mil hectares na Chapada para implantação do Projeto, que está sob o comando do DNOCS e possui um investimento que ultrapassa mais de 240 milhões de reais.

Mineiro é a favor de que o projeto seja revisto, atendendo às reivindicações dos movimentos. Em julho, ele participou de reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho sobre o assunto.


A FETRAF:
E a sustentabilidade pela agricultura familiar
 Audiência no BNB em Fortaleza
Em reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e do Banco do Nordeste, na sede do BNB em Fortaleza, na segunda-feira (1), a FETRAF apresentou proposta de desenvolvimento para a região que envolve a disponibilização de acesso a água para consumo e produção, implantação de sistemas produtivos para cadeia de caprinos e psciultura, etc., além da ampliação de crédito para linhas de financiamento específicas, o que inclui a habitação.

A FETRAF nos sete estados nordestinos, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Maranhão, apresentou a proposta de construção de 100 mil cisternas de consumo e 20 mil cisternas de produção para enfrentar o problema do acesso á água na região.

De acordo com Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, o projeto tem o objetivo de ampliar a produção garantindo utilização plena da água.

“A demanda no nordeste não é apenas de água para consumo, queremos com esse projeto além de aumentar a produção, garantir a segurança alimentar e renda aos agricultores familiares do Semi-árido, a partir da implantação, em cada propriedade até 20 hectares, de sistemas simplificados de captação, conservação e uso de água para produção”, explicou Elisângela.

Além disso, a ideia é implantar sistemas produtivos para projetos de cadeia de piscicultura, produção de mudas para o semi-árido e projeto piloto de centro de comercialização de produtos de origem da agricultura familiar.

O projeto, voltado para inserção produtiva, sustentável e cidadã da agricultura familiar na perspectiva de combate a pobreza, também é uma alternativa para que a população do nordeste brasileiro não sofra drasticamente com os efeitos que as mudanças climáticas podem causar.

Dentre eles, as maiores freqüências de dias secos consecutivos e de ondas de calor que tendem a aumentar a freqüência de veranicos; o aumento da temperatura aliado à tendência de aumento de chuvas torrenciais, que tendem a aumentar a degradação do solo, afetando as atividades agrícolas e; a migração da população para as grandes cidades da região ou para outras regiões.

O projeto beneficiará diretamente 20 mil famílias de 200 municípios nos sete estados, o que representa o beneficiamento de cerca de 100 mil pessoas.

Resposta

Como o BNB e MDS sinalizaram que toda a demanda qualificada será atendida, sendo o projeto prioritariamente implantando nas propriedades que tiveram habitações construídas em parceria com o Ministério das Cidades por meio da cooperativa de habitação, a FETRAF solicitou ao BNB que ofereça novas linhas de financiamento para habitação.

Segundo Elisângela,“o BNB se comprometeu em ajudar também nesta demanda e ressaltou a qualidade das habitações construídas pela Fetraf e da intervenção social que vai além da casa”.

Como próximo passo, a entidade e o Banco realizarão, no nordeste, uma força tarefa para informar os agricultores sobre as alternativas para quitação de dívidas. “O objetivo disto é passar informações aos agricultores sobre seus endividamentos a fim de que os mesmos quitem as dívidas de maneira facilitada, uma vez que eles têm a chance fazer isso com bônus de inadimplência de até 85% em alguns casos, e muitos destes agricultores não sabem estas informações”, explicou a coordenadora.

Também participaram da reunião, Rosival da Silva Leite, coordenador da FETRAF-BA, Auri Junior, Ceará, João Santos, Pernambuco, Maria da Graça Amorim, executiva FETRAF-BRASIL, Ailton Florencio, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Marcos Dal Fabro, do MDS, Renis Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), Luiz Sérgio Farias Machado, diretor do BNB, José Rubens Dutra, superintendente da área de Micro-finanças e Agricultura Familiar do banco e, Carlos Idelfo representante da área de desenvolvimento do BNB.

HABITAÇÃO RURAL
Uma bandeira da FETRAF
 A COOPERHAF-RN (Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares do Rio Grande do Norte), juntamente com a FETRAF-RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte), realizaram nesta segunda-feira, dia 08 de Agosto de 2011, apartír das 09:00hs, uma reunião sobre o projeto de habitação rural, ‘Caprichando a Morada’.

A reunião que foi convocada pelas coordenações estaduais da COOPERHAF e da FETRAF-RN e teve como ponto prioritário a retomada das construções e conclusão das obras do PSH-2008 no Rio Grande do Norte, já que o Governo do Estado já depositou o restante dos recursos da contrapartida do convênio 096/2008 entre a COOPERHAF e o Banco Família Paulista Imobiliário S/A.

Participaram da reunião, José Mota da Silva Junior (Coordenador Estadual da COOPERHAF-RN), João Cabral de Lira (Coordenador Geral da FETRAF/RN), além de dirigentes municipais de SINTRAF’s e STR’s de 10 municípios do Rio Grande do Norte, os quais estão sendo beneficiados com o Projeto ‘Caprichando a Morada’.

Essa reunião foi bastante proveitosa, uma vez que conseguimos passar todas as informações atualizadas em relação ao processo de habitação rural desenvolvido pela COOPERHAF e FETRAF-RN’,declarou José Mota da Silva Junior (Coordenador de Políticas Sociais da FETRAF e Coordenador Estadual da COOPERHAF-RN.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011


11 de agosto 
dia do ESTUDANTE

O blog Janduis Emfoco e o mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO, que desejar felicidades e garra a todos (as) os estudantes de nosso município, e convocar a todos (as) para ter fé no que virá.
È FELICIDADE...


                  (Renata Brito, Bianca Dantas e Felipe Almeida)

Hoje, estou aqui pra desejar Parabéns para o meu colega e vizinho Felipe Almeida. Muitas felicidades, e muitos anos de vida.
                                                 De: Renata Brito
 


ESTRADAS VIRCINAIS DE JANDUÌS
A Prefeitura de Janduís, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início ao trabalho de recuperação das estradas vicinais de Janduís, que estão realmente precisando ser melhoradas.
 
Ao realizar esta ação a Prefeitura presta um grande serviço a população da zona rural que precisa freqüentemente se deslocar a Janduis e cidades vizinhas.