Páginas

sábado, 30 de julho de 2011


ANIVERSÁRIO DE 
ELPIDIO GURGEL
In Memorian
 Raimundo do Sindicato e Quinca Gurgel
(filho do velho Elpidio Gurgel de Brito)
Foi celebrado o centenário de nascimento (31 de julho de 1911) In Memorian do Senhor Elpídio Gurgel de Brito. Na programação missa, celebrada pelo Padre Sátiro, de Mossoró-RN, e festa animada pelo cantor Marcos Lima.

O evento contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre familiares e amigos e foi realizado na Fazenda São Bento Velho.

De parte da família a ideia de celebrar o centenário do seu patriarca tem o propósito de mostrar para as novas gerações, a importância da família, além de ser um momento de cultuar a memória do homenageado.

Senhor. Elpídio Gurgel, que tem como esposa a Senhora Ana de Oliveira Gurgel, hoje com 93 anos de vida, participa da celebração.

O casal tem como filhos: Maria Aparecida Gurgel, a Cidinha e Antônio Onofre Gurgel, o Toinho de Elpídio, ambos falecidos; e, vivos, Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro (Nevinha), Joaquim Gurgel de Oliveira (Quinca Gurgel), Ana Maria Gurgel de Oliveira (Aninha), Maria de Fátima Gurgel Cerqueira (Fátima), Rita de Cássia Gurgel de Oliveira (Ritinha), Lúcia de Fátima Gurgel de Oliveira, Maria da Conceição Gurgel Araruna e Maria do Socorro Gurgel de Oliveira Lapenda.

Centro Padre Pedro Neefs Realiza Capacitação em Recursos Hídricos.
Aconteceu nos dias de 29 e 30 de Julho do Ano corrente no Salão de Eventos da SEMTHAS (Secretária Municipal do Trabalho Habitação e Assistência Social) um curso sobre Gerenciamento de Recursos Hídricos monitorados pelos técnicos do Centro Padre Pedro Neefs: Antonio Dário Arruda Duarte e Antonia Martilene Duarte da Costa no qual teve a participação dos Agricultores e Agricultoras Familiares das comunidades Rurais do Município de Janduís-RN que estão sendo beneficiados com uma Cisternas de Placas Premoldadas de cimento, com capacidade para o armazenamento de 16.000 Litros de água potável, onde os Agricultores e Agricultoras estão fazendo um exercício de monitorar o uso da água de beber e cozinhar como também escovar os dentes.
Comunidades Presentes: Permissão, Verruma, Pacutí, Juazeirinho, Itajubá Cabral, Santarém, Espalha, Reforma e Maçã. O programa de Formação Mobilização Social e Convivência com o Semi-Árido para construção de 1.000.000 de Cisternas Rurais no Semi-Árido Nordestino compreendendo o Norte de Minas Gerais disse ao Blog JanduísEmFoco: Antonio Dário.

sexta-feira, 29 de julho de 2011


QUILOMBOLAS:
Trocando Experiências em Agroecologia
 Durante os dias 21 e 22 desse mês a Comunidade Negra do Jatobá, Município de Patu-RN participou de um grande intercâmbio com a Comunidade Conceição das Crioulas no Município de Salgueiro-PE. Esse intercâmbio faz parte do projeto de ATER QUILOMBOLA, executado pelo Núcleo Sertão Verde com a parceria do Centro Juazeiro e com apoio do Governo Federal.

O Nosso grupo foi recebido por quilombolas da Comunidade Conceição das Crioulas e de entrada conhecemos a feira de produtos orgânicos, produzido pelas próprias famílias. Conhecemos também a produção de artesanato, uma preciosidade feita pelas pessoas que ali vivem, cada boneca conta a história de vida de uma mulher.
 Visitamos a horta de uma família que produz hortaliça com princípios ecológicos, com essa ação a família melhorou 100% a alimentação e consegue um retorno econômico de no mínimo de 400,00/mês. além da horta conhecemos a produção de polpa feita com frutas nativas da região como o umbu e a acerola essa ultima ação é feita por mulheres e rende 400,00/mês para cada mulher.

A cultura dessas comunidades é muito forte! para o intercâmbio ficar completo aconteceu de forma natural  uma grandiosa troca de saberes culturais, foi ai que iniciaram as apresentações culturais, nesse momento tanto a Comunidade Conceição das Crioulas quanto a Comunidade Negra do Jatobá fizeram suas apresentações culturais com danças e musicas.

Fonte: www.centrojuazeiro.blogspot.com

 
VANGUARDA DO ATRASO
 Hugo Manso(dirigente estdual do PT)
Em seu texto “VANGUARDA DO ATRASO” publicado na Roda Viva de 21/07/11, você trás para a discussão da utilização das águas da Barragem Santa Cruz conceitos de desenvolvimento capitalista, a partir da idéia da “adoção de novas tecnologias no setor agrícola e busca de novos modelos de ocupação e exploração da terra”.

O modo de produção capitalista representou enorme avanço, revolucionando forças produtivas e racionalizando métodos e processos durante mais de um século. Entretanto os males que este sistema gerou após a Revolução Industrial, com a profunda acumulação e concentração de riqueza, teve como conseqüência o agravamento das desigualdades sociais e territoriais, chegando a colocar em risco a sobrevivência do planeta.

Hoje, no século XXI, sob todos os aspectos este modelo é predador, desumano e já não mais corresponde às potencialidades e desafios sociais, culturais e ambientais da humanidade.

É verdade, Cassiano, que a terra continua arredondada e que as novas tecnologias podem conduzi-la ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades. O problema é como aplicar estas tecnologias. Qual modelo de desenvolvimento? Qual relação com o meio ambiente? Qual perspectiva de desenvolvimento humano?

O modelo proposto pelo DNOCS implica bombeamento, consumo elevado de energia, trabalho assalariado no campo e crescimento desordenado das cidades, uso intensivo do solo e da água com eliminação da biodiversidade. Tudo em nome da produção intensiva de frutas tropicais e novas concentrações.

Quero sugerir outra lógica para a utilização das águas da Barragem Santa Cruz, vinculado a outro modelo de desenvolvimento da agricultura e do semi-árido brasileiro. A topografia da região permite a utilização das águas da barragem a baixo custo energético irrigando o vale no sentido Apodi – Caraúbas por gravidade. Lá, no vale, não precisa o governo promover nenhuma desapropriação, dada a sua estrutura fundiária. É no vale que historicamente vem sendo produzido o arroz vermelho, que pode ter sua área ampliada.

Para as terras da chapada, a experiência com os assentamentos da Reforma Agrária, o manejo agro-ecológico da caatinga, a convivência entre agricultura de sequeiro, apicultura e caprino-ovino cultura possibilita uma ocupação humana qualitativamente diferente do proposto por perímetros irrigados. Duas visitas são necessárias para entender a divergência: ao DIBA (distrito irrigado do baixo Açu) e aos projetos de assentamento da chapada do Apodi (Laje do Meio, Moacir Lucena, Milagres entre outros).

No DIBA, cobertura vegetal retirada, uso intensivo de água e defensivos, solo salinizado, nenhuma fixação humana nem criação de animais. Ao lado, periferias urbanas em crescimento. Nos assentamentos da chapada, recuperação da fauna e da flora retirada pelas antigas fazendas, fixação de famílias em residências dignas, grande produção de mel, leite, carne, frutas de sequeiro, artesanato, ovos, aves, milho e sorgo.

Em ambos os ambientes investimentos públicos foram feitos. O governo do Presidente Lula ao expandir os Institutos Federais e transformar a ESAM em UFERSA, levou investimentos em educação, ciência e tecnologia para territórios rurais antes inatingíveis. Associá-los a produção de alimentos e vida digna é o desafio.

A “opção preferencial pela pobreza” foi feita pelos ricos, pelos que mandam e oprimem no mundo inteiro. Aplicar na chapada do Apodi o modelo falido de desenvolvimento concentrador e excludente é que representará atraso. Atraso humano e ambiental.

Queremos sim políticas públicas que desenvolvam o semi-árido brasileiro. É possível sim uma ruralidade com gente, cidades com saneamento, escolas e saúde pública. Para tanto estamos propondo modelos de desenvolvimento rural sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis. Este é o debate."

* Texto de Hugo Manso, Dirigente Estadual do PT.


BALANÇO DO PAC

 O primeiro balanço do Programa de Aceleração do Crescimento do período de 2011-2014 (PAC 2) mostra que 9% das ações previstas estavam concluídas até 30 de junho. Segundo os dados, 76% das obras estão sendo executadas em ritmo adequado, 12% necessitam de atenção e 3% estão com execução considerada preocupante. O balanço está sendo apresentado na manhã de hoje (29) pelo governo.

Com relação aos valores investidos, 89% das ações monitoradas apresentam ritmo adequado, 8% estão em estado de atenção, 2% têm execução preocupante e 1% das obras foi concluído.

BENEFICIOS PREVIDENCIÁRIOS

O Ministério da Previdência Social disponibilizou nesta segunda-feira (25) no site da instituição um espaço para os aposentados e pensionistas verificarem se têm ou não direito à revisão do teto previdenciário.

Consulta pode ser feita no endereço eletrônico http://www3.dataprev.gov.br/cws/revteto/index.asp. E ainda pela central telefônica 135.

Os beneficiários deverão informar o número de benefício, o CPF, a data de nascimento e o nome completo para saber se foram ou não selecionados para a revisão.

DISCUSSÃO SOBRE A FUNDAÇÃO DO
SINTRAF DE SÃO FRANCISCO DO OESTE
  O Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional, Pôla Pinto e o Coordenador Estadual de Assuntos Agrário, Hildebrando Rocha da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, participaram nesta quinta-feira, 28, de uma reunião no município de São Francisco do Oeste, com um grupo de mais de trinta agricultores familiares onde foi discutido sobre a fundação do Sintraf no município.
Os irmãos Gêmeos mais velhos 
do RN moram em Janduís
 No dia de Santana (26) comemoram 91 anos os gêmeos Sr. Gurgel e Sr. Pedrinho, do município de Janduís. Os dois foram descobertos pelo Telão Cultural e chegaram ao RN TV como os irmãos gêmeos mais velhos do Rio Grande do Norte.

FILARMÔNICA DE JANDUIS
Na festa de Santana em Caicó
 Um momento inesquecível e de relevância para o fortalecimento da cultura de Janduís. A Filarmônica 12 de Junho, formada pelo Ponto de Cultura Semearte, fez a sua primeira apresentação no Seridó. E o concerto foi realizado durante a Festa de Sant´Ana de Caicó, que recebeu recentemente, do IPHAN, o título de Patrimônio Imaterial do Brasil.

A Filarmônica se apresentou no Pavilhão Cultural de Sant´Ana, antes do show de voz e violão do também artista janduiense Marcos Lima.

A vinda da Filarmônica janduiense veio a partir de uma articulação do Município, através da sua assessoria de Comunicação, junto à Paróquia de Sant´Ana. A Prefeitura de Janduís garantiu o transporte dos músicos, tendo em vista a importância da realização desse concerto em Caicó.

A Festa de Sant´Ana, além dessa visibilidade nacional, pois o IPHAN concedeu esse título a apenas quatro manifestações desse porte, em todo o país, é uma verdadeira vitrine, atraindo os olhares e as atenções de todo o Brasil.

E o concerto da Filarmônica de Janduís repercutiu bastante. Transmitido ao vivo pelo site Kurtição, muitos janduienses também tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação pela Internet, fazendo comentários e desejando sorte aos músicos janduienses, que são motivo de orgulho para toda a comunidade local.

O prefeito Salomão Gurgel fez questão de acompanhar toda a apresentação da Filarmônica 12 de Junho. "É motivo de orgulho, para todos nós, saber que a nossa cultura está florescendo e chamando a atenção, pela qualidade e pela disposição desses jovens músicos em produzir uma cultura viva e com fortes traços característicos da nossa região", destacou.

O maestro Cláudio Jales agradeceu a oportunidade de fazer esse primeiro concerto na região do Seridó. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura de Janduís, que garantiu o deslocamento, e também à Paróquia de Sant'Ana, que proporcionou aos jovens artistas janduienses mostrarem a arte musical que pulsa em suas veias.

Fonte: www.janduisonline.blogspot.com

quinta-feira, 28 de julho de 2011

 

REDE PARDAL
reúne-se para planejar atividades
 em Campo Grande

A Rede PARDAL de organizações de assessoria técnica não-governamental, realizou nesta quinta-feira (27) na cidade de Campo Grande, reunião de planejamento bimestral, em que estiveram presentes suas organizações: Centro Terra Viva , Centro Padre Pedro Neefs, Núcleo Centro Verde, Centro Juazeiro, TECHNE, AACC, Coopervida, CEACRU, PROELO, Centro Feminista 8 de Março.
 A Rede Pardal é uma rede de organizações que atua principalmente na região do oeste do estado e tem mais duas entidades que atua no mato grande, potengi e trairi, trabalhando as questões de assessoria técnica, comercialização, capacitação e economia solidária.
A Rede Pardal também vem se articulando com outras redes como Xique-Xique e outras organizações como Visão Mundial.
Na reunião desta quinta-feira, foi tratada da seguinte pauta:
- ASA Potiguar e sua atuação no semi-árido;
- Chamadas de ATER/MDA e ATES/Incra;
- O fortalecimento da CREDIOESTE-SOL;
- Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi
- Projetos que a Rede Pardal vem atuando, entre estes o projeto Balaio.
Quanto o ponto fortalecimento da Credioeste-Sol, foi encaminhado que será feito uma agenda de vistas de trabalho com cada uma entidade da rede afim de estabelecer as metas e formas de contribuição e envolvimento de cada entidade neste processo.
De Janduis, participou pelo Centro padre Pedro Neefs, Joelma Meneses e RAIMUNDO CANUTO, que considerou a reunião bastante produtiva.

SELEÇAO PARA CURSO DE ZOOTECNIA DA UFRN/FETARN
 imagem www.96fm.com
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Escola Agricola de Jundiaí, dentro do convênio Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN – FETARN/EAJ, acaba de divulgar a relação dos alunos aprovados na Seleção do Curso Técnico em Zootécnia.
O presidente do SINTRAF de Janduis, RAIMUNDO DO SINDICATO, tem a grata satisfação de anunciar a aprovação da jovem BARBARA THAIS DE ARAÚJO FERNANDES, moradora do PA Bom Futuro/Janduis/Campo Grande, filha do agricultor familiar José Edmilson Fernandes e Antonia Aparecida de Araújo.


Deputado Estadual fernando MINEIRO
  participa do Ato da Chapada do Apodi
 O Deputado estadual Fernando MINEIRO esteve presente na segunda-feira (25) no ato que marcou o manifesto de agricultores familiares do Apodi, que busca modificações no projeto inicial apresentado pelo DNOCS.
 O ato foi bastante concorrido, reunindo cerca de 2.000 manifestantes que disseram não ao projeto de irrigação da chapada do Apodi da forma inicial.
 
De acordo com audiência acontecida dia 19 em Brasília, entre os movimentos sociais e mandatos parlamentares de MINEIRO e FATIMA BEZERRA com o ministro Fernando Bezerra da Integração Nacional, o projeto deverá ser revisto, de forma que os efeitos para os agricultores sejam de menores impactos
PA BOM FUTURO ESTAR EM FESTA

 Francisco Diassis, presidente da Associação do P.A. Bom Futuro nos convida para participar da de inauguração do Sistema de Abastecimento de Água, Reforma das Casas, e comemorar a Liquidação da dívida do PRONAF A

O evento acontecerá na abertura da Festa da Padroeira Santa Clara, na quarta-feira dia 03 de Agosto.

A conquista destas três vitórias é fruto de esforços da associação e em particular do mandato do vice-prefeito de Campo Grande CARAMURU PAIVA e do companheiro HILDEBRANDO ROCHA (secretário de Agricultura de Campo Grande) que desenvolveram esforços para que estes benefícios chegassem a comunidade, outras ações concretas do Governo Federal melhorando a vida das famílias rurais ainda viram.


CREDIOESTE BUSCA PARCERIAS

 Raimundo Canuto(presidente da Credioeste-Sol)
Na ultima terça-feira (26) o presidente da Credioeste-Sol, RAIMUNDO CANUTO esteve visitando os Secretários de Agricultura e de Educação de Apodi com intuito de realizar parcerias coma Prefeitura Municipal de Apodi através destas secretarias.

Da parte das duas secretarias houve uma boa receptividade. A intenção é que o movimento de programas e projetos destas dias secretarias de governo municipal, possam ser feitas através da CREDIOESTE-SOL, nos programas que tem principalmente ligação direta com agricultura familiar, objeto principal da ação da cooperativa de credito.

Para Raimundo Canuto: “A visita foi muito boa e saímos com a impressão que estamos tendo em Apodi uma administração municipal, preocupada e atuando em favor da agricultura familiar. Esperamos que os entendimentos iniciais que tivemos possam se concretizar”.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

FATIMA BEZERRA
Uma deputada que trabalha
 Uma pesquisa encomendada pela Rádio Cabugi do Seridó e realizada pelo Instituto Agorasei, apontou Fátima Bezerra (PT) como a deputada federal que mais trabalha pelo Rio Grande do Norte.

Foram entrevistadas 500 pessoas em Caicó, e a atuação de Fátima Bezerra foi apontada como a mais intensa por 33,2% do grupo.

Confira abaixo os resultados:

Fatima Bezerra – 33,2%
João Maia – 22,5%
Henrique Eduardo – 11,2%
Rogério Marinho – 3,8%
Fábio Faria – 2,5%
Felipe Maia – 2,5%
Sandra Rosado – 1%
Paulo Vagner – 1%
Nenhum – 7,8%
Não sabem – 14,5%

Fonte: www.marcosimperial.blogspot.com
FESTA DE SANTANA DE CAMPO GRANDE


RAIMUNDO DO SINDICATO esteve na noite desta terça-feira (26) participando da novena de Santana em Campo Grande, ao lado do vice-prefeito CARAMURU PAIVA, do Padre Iraildo (ex-auxiliar de Padre Tarcisio), da deputada federal FATIMA BEZERRA e de Hugo Manso(ex-candidato ao senado pelo PT).




terça-feira, 26 de julho de 2011


VIVA O TRABALHADOR E A TRABALHADORA RURAL DE JANDUIS
  mesa de abertura do evento
Foi realizada nesta segunda-feira (25) em Janduis a comemoração do DIA DO TRABALAHADOR (A) RURAL, em um evento com a marca da agricultura familiar.
O SINTRAF de Janduis, que tem a frente o líder sindical e cooperativista RAIMUNDO DO SINDICATO, celebrou juntos com agricultores (as) as conquistas da agricultura familiar nestes últimos anos, como o Programa Um Milhão de Cisternas P1MC (já foram construídas mais de 300) – Programa Uma Terra e Duas Águas - P1+2(estão sendo construídas 20 cisternas calçadão) – Habitação Rural (mais de 50 casas na zona rural) – Mova Brasil – Projeto Dom Helder Câmara – Projeto Balaio, entre outros.
 público presente ao evento
O evento foi bastante concorrido, reunindo cerca de 300 agricultores (as), autoridades, parlamentares, lideranças sindicais e dos movimentos sociais do estado, entre estes: RAIMUNDO DO SINDICATO, Braga e Paulo Silvano (Vereadores do PT de Janduis), Prefeito Salomão Gurgel, secretaria de Ação Social Nailka Saldanha, Secretária Lourinalda Gurgel, Deputado Estadual Fernando MINEIRO, Ex-delegado do MDA Hugo Manso, Olavo Ataide (direção estadual do PT e representando o mandato da Dep. Federal Fatima Bezerra), Vice-prefeito de Campo Grande Caramuru Paiva, Yure Paiva e Lazara Maia (coordenadores do Cento Padre Pedro Neefes), Micilene Vieira (Núcleo Sertão Verde), Wigna Brito (coordenadora do Forum das associações de Janduis), Eraldo Paiva (presidente estadual do PT), João Cabral(coordenador estadual da FETRAF-RN), Giuzelio Lobato (Coordenador do Pólo do PT no Médio Oeste).
 O evento se desenrolou das 09:30 as 13:00hs no salão de eventos da secretaria Municipal de Ação Social, onde na mesa de abertura, houveram falas das autoridades e entidades, referendando a importância do Dia do Trabalhador (a) Rural e da agricultura familiar para o país.
Raimundo do Sindicato(presidente do Sintraf de Janduis)
RAIMUNDO DO SINDICATO, em sua fala, disse: “O SINTRAF de Janduis neste honrado em acolher neste dia os trabalhadores (as) rurais de nosso município. Talvez sejamos nós na nossa pequena Janduis, a única cidade do estado que tem a preocupação de fazer um evento como este para comemorar tão importante data. Neste dia estamos aqui para homenagear homens e mulheres agricultores (as) familiares que ao longo de suas vidas dedicaram-se a esta importante e vital atividade social e econômica. Fazemos aqui nossas homenagens a estas pessoas por entender que elas são mais importantes para o município e para as ações de nosso sindicato. Queremos com este momento e ainda em vida homenagear e dignificar estes cidadões do povo. Viva os trabalhadores (a) rurais de Janduis”. Conclui.
 Homenageados com a comenda vereador Ronaldo Valença
Foram homenageados com a comenda vereador RONALDO VALENÇA 30 agricultores (as) familiares e outras pessoas que contribuíram para esta categoria em Janduis.
 Giuzelio Lobato(assessor da FETRAF e da Credioeste)
Na oportunidade foi feito o lançamento do Informativo JANDUIS EMFOCO, que junto com o Blog JANDUIS EMFOCO serão meios de comunicação e divulgação dos movimentos sociais de Janduis. O assessor da Credioeste e da FETRAF-RN fez apresentação do informativo
 Trabalhadores recebem Kits de emplementos da SEMTHAS


Encerrando o evento foi feito o sorteio de Kits de implementos agrícolas, como enxadas, picaretas, cavador, carro de mão e garrafas térmicas para água de beber. Sendo que em seguida foi servido a todos um almoço farto e a moda sertaneja com produtos da agricultura familiar.

 Micilene Vieira (Núcleo Sertão Verde, grande parceiro do evento)


O evento organizado pelo SINTRAF de Janduis, contou com o apoio e parceria do Centro Padre Pedro Neefs, Núcleo Sertão Verde, Centro Terra Viva, Credioeste-Sol, Fetraf-RN, mandato do vereador RAIMUNDO DO SINDICATO, Mandato do deputado estadual Fernando MINEIRO e da Deputada Fatima Bezerra e da Prefeitura Municipal de Janduis.

Veja mais fotos do evento:
Secretária de Ação Social de Janduis, Nailka Saldanha
Wigna Brito(coordenadora do Forum das associações)
 vereador BRAGA(PT de Janduis)
 Caramuru Paiva(vice-preeito de Campo Grande) 
foi um dos inlustre homenageados
 Deputado Estadual MINEIRO
(veio prestigiar o dia do trabalhador de Janduis)
Raimundo, Martilene e o vereador Fábio Dantas
Eraldo Paiva (Presidente estadual do PT)
João Carbral(Coordenador geral da FETRAF-RN) 
e Raimundo do Sindicato
Raimundo e Hugo Manso(ex-candidato a senador pelo PT)
Deputado Mineiro
Deputado Mineiro, Yure Paiva e o seu pai, Eraldo Paiva
(presidente estadual do PT) e Raimundo do Sindicato