Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

 05 DE JUNHO:


Este domingo (05) é o Dia do Meio Ambiente
Queremos chamar atenção a esta data que serve de alerta para que possamos cuidar melhor do meio em que vivemos.


A criação da data foi em 1972, durante encontro promovido pela ONU - Organização das Nações Unidas, que debateu assuntos ambientais. A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, e a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Florestas: A Natureza à seu serviço é o tema deste ano, destacando a variedade de serviços de suporte à vida fornecidos pelas florestas e convidando o mundo a tomar uma atitude para proteger esses recursos e percorrer um caminho rumo a uma economia verde.

Em 2011, a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente será a Índia, um país cujas florestas constituem mais de 20% da área geográfica terrestre. No site oficial da ONU é possível conhecer as medidas que a Índia está tomando para combater a degradação da terra e conservar os ecossistemas florestais críticos.


SALVE O MEIO AMBIENTE
Associação do Livramento em JANDUÍS

Pedro Alexandrino, Paulo Alves, Aldenor Arruda, João da Mata e Raimundo Canuto

O mandato popular do vereador RAIMUNDO CANUTO participou na tarde deste sábado (04) de mais uma reunião de associações de Janduís, desta feita da Associação do Livramento, comunidade rural que reúne mais de 80 famílias.

Participou os associados (as), além disto, houve a contribuição do mandato popular do vereador Raimundo do Sindicato e Giuzelio Lobato (assessor da Credioeste-Sol)
 Seu Pedro Alexandrino, Paulo (presidente da associação) e Raimundo Canuto (vereador e presidente da Credioeste-sol)

A pauta constou dos seguintes assuntos:

. Contribuição Social e Sindical (que serve para o enquadramento do agricultor familiar, para fins futuros de aposentadoria),
. Migração dos associados do STR para o SINTRAF,
. Atuação da Credioeste-sol no município,
. Dia do Trabalhador,
. Atuação do mandato popular da agricultura familiar.

Outra coisa bonita de se ver no Livramento é a colheita de feijão de seu Pedro Alexandrino(veja foto abaixo)

Senhor Pedro Alexandrino(o homem da montanha de feijão) 
ao lado de Paulo Alves e Raimundo Canuto

INAUGURADA A ASSOCIAÇÃO ACÁCIO MEDEIROS
Em Messias Targino

 Raimundo Canuto(presidente da Credioeste-Sol), Antenor Medeiros(Vereador e Advogado em Messias targino), Neto Cardoso(Forum das Associações), Póla Pinto(vereador e presidente do Sintraf de Messias Targino), Fabricio Edino(Centro Juazeiro), Tairone Medeiros(CODECOJU de Messias Targino) 
e Diassis França(Credioeste)

Associação Acácio Medeiros da Agricultura Familiar do município de Messias Targino, teve sua sede inaugurada na manhã deste sábado (04) com a presença de diversas autoridades municipais e regionais.
 
 

A associação foi beneficiária de um projeto do Programa de Desenvolvimento Solidário, que permitiu a reforma da sede antiga, a construção de uma Casa de Maquinas, a instalação de um Banco Comunitário de Sementes, a aquisição de forrageira, desbulhadeira, implementos agrícolas, cadeiras, computador com impressora, TV e vídeo-cassete.
 Presidente da Associação Acácio Medeiros, senhora Fatima Medeiros e 
Raimundo Canuto(presidente da Credioeste)

“Com esta infra-estrutura agora teremos condições de fazer nossas reuniões em um local mais adequado, com recursos inclusive como a internet”, declarou a presidente da associação a senhora Fátima Medeiros.
 Fábricio Edino(Centro Juazeiros)

Para o Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino Jales, do Centro Juazeiro, entidade de assessoria técnica no município de Messias Targino: “este é mais um dos diversos projetos que temos elaborado e assistido com o objetivo de melhorar as condições do campo através da agricultura familiar, associando à produção, a comercialização, a infra-estrutura a outra questão fundamental, que é a organização social”, concluiu.
 Tairone Medeiros, Raimundo Canuto e Diassis de França
(membros Direção da Credioeste)

Participou desta atividade o presidente da CREDIOESTE-SOL, o agricultor familiar RAIMUNDO DO SINDICATO DE JANDUIS, que ao lado de Diassis de França e Tairone Medeiros e Giuzelio Lobato (assessor da cooperativa), prestigiaram o evento.


Para RAIMUNDO CANUTO: “estar aqui nesta inauguração é algo maravilhoso, pois vemos que o projeto de infra-estrutura física e produtiva idealizado pelos associados (as) e a entidade de assessoria técnica foi bem pensado. Vocês têm um projeto que associa o produtivo ao organizativo e isso é muito bom. Estou também aqui junto com meus companheiros para parabenizar a associação pela conquista e organização, e desta forma na pessoa da presidente Fátima, ao Centro Juazeiro como entidade de assistência técnica, com o amigo galego Fabricio e ao Sintraf com Pôla Pinto, além de Neto Cardoso do Fórum das Associações, pessoas estas que junto conosco constroem o movimento para o fortalecimento da agricultura familiar em Messias Targino e região. A Credioeste que se somar a todos como uma instituição de crédito que pode contribuir também para a melhoria da vida no campo. Para isso pode contar conosco, e aproveito para convidá-los a se cooperar a nossa cooperativa de crédito solidário da agricultura familiar”, concluiu Raimundo.

Vejam algumas fotos do evento:

 



A presidenta Dilma Rousseff lançou, nesta quinta-feira (02), o principal projeto de seu governo: o Brasil Sem Miséria. O plano tem o objetivo de tirar 16 milhões de brasileiros e brasileiras da situação de extrema pobreza. São pessoas que vivem hoje com renda abaixo de R$ 70 por mês e, nos próximos anos, vão usufruir dos ganhos obtidos pelo Brasil a partir de 2003.

O plano será baseado em três eixos:

•         Acesso a serviços de saúde, educação, assistência social, saneamento e energia

•         Geração de oportunidades de emprego e qualificação profissional

•         Transferência de renda, com o Bolsa Família

 
O grande desafio do Brasil sem Miséria será localizar, cadastrar e incluir nos programas sociais do governo federal as famílias nessa situação de pobreza. As equipes de profissionais do governo vão identificar os serviços existentes e a necessidade de criar novas ações para que essa população possa ter os seus direitos.

“Não vamos mais esperar que os pobres corram atrás do estado brasileiro. O estado brasileiro deve correr atrás da miséria", declarou a presidenta durante o lançamento. Para esse trabalho, o governo Dilma vai integrar políticas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas, e organizações da sociedade civil.

Além disso, o plano vai modificar alguns pontos do Programa Bolsa Família, como o aumento no limite de filhos (até 15 anos) para o cálculo do benefício, que permitirá a inclusão de 1,3 milhão de crianças e adolescentes no programa.

Para mais informações, acesse: www.brasilsemmiseria.gov.br

ASSOCIAÇAO DO RIACHO DAS LANCHAS
Faz sua reunião ordinária

RAIMUNDO CANUTO facilitando a reunião

Com a presença dos cerca dos 25 sócios (as) a Associação do Riacho das Lanchas, realizou na manha deste sábado (04) a sua reunião ordinária.


Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da associação FRANCIMAR FERNANDES que acolheu a todos (as) e apresentou a pauta composta dos seguintes pontos:

. Contribuição Social e Sindical,
. Registro do novo estatuto e ata da associação junto ao cartório,
. Migração dos associados do STR para o SINTRAF,
. Credioeste-sol
. Programas e políticas públicos,
. Atuação do mandato popular da agricultura familiar.


Participou da reunião o mandato popular do vereador RAIMUNDO CANUTO, que facilitou a reunião contribuindo nas discussões.

Chiquindo do Sindicato, colaborou na reunião

Auxiliou nos trabalhos Chiquinho que abordou as dificuldades financeiras que associação estava encontrando para levantar os recursos necessários para registrar o novo estatuto e ata no cartório, pelo elevado valor deste registro que chega a cerca de R$ 850,00. Sobre isso foi encaminhado a realização de um sorteio a fim de angariar este recurso.



A reunião teve inicio as 10:00hs e encerrou-se por volta das 11:30hs com boa participação dos presentes.

sexta-feira, 3 de junho de 2011


Câmara Municipal é representada pelo vereador RAIMUNDO na
IVª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Veredaor Raimundo Canuto, Vice-presidente da Câmara Municipal de Janduis
Aconteceu nas dependencias do auditório da Secretaria do Trabalho, Habitação e Ação Social, a IVª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE PUBLICA, com a participação de usuários, lideranças comunitárias, agentes de saúde, médicos e enfermeiros.
 Lazaro Pereira, Emilia Santos, Lourinalda Gurgel e Raimundo Canuto

A mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário municipal de saúde Neto FreItas, secretária municipal de governo Lourinalda Gurgel, presidente do Conselho Municipal de Saúde Lazáro Pereira, representante da Secretaria de Saúde do Estado Emilia Santos e pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Janduis o vereador RAIMUNDO CANUTO.
 Conferencista Emilia Santos da Secretaria de Saúde do RN

A conferência teve uma palestra com o tema: “TODOS USAM SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL POLITICA PÚBLICA PATRIMONIO DO POVO BRASILEIRO”.

No eixo      ACESSO E ACOLHIMENTO COM QUALIDAE UM DESAFIO PARA O SUS, o vereador RAIMUNDO CANUTO, usou a palavra e fez a defesa dos usuários como o público alvo destacando que precisa ser melhorado e aperfeiçoar muita coisa dentro do sistema de saúde de pública, através de ações dos governos federal, estadual e municipal.




Presidente da CREDIOESTE-SOL
RAIMUNDO CANUTO
Cumpre agenda da cooperativa na região

O presidente da CREDIOESTE-SOL, Raimundo do Sindicato, cumpriu agenda ontem na cidade de Apodi e Caraúbas, com o objetivo de divulgar o trabalho da Credioeste.

Já no inicio da manha as 08:30 na sede da cooperativa participou de reunião ordinária da Diretoria e Conselho Fiscal, onde foi discutido e logo após encaminhado os seguintes pontos:
- Aprovação de novos sócios dos municípios de Janduis e Campo Grande,
- Projeto de Fortalecimento da cooperativa por meio de recursos da UNICAFES/BNDES
- Convênio com o Banco do Brasil para intermediação de serviços bancários, creditícios e outros,
- Relato da Auditória feita à cooperativa no dia 30 de maio através de auditores do Sistema ECOSOL,
- E apresentado os novos matérias de divulgação da CREDIOESTE
- Informes Gerais.

Na cidade de Caraúbas as 12:00 hs participou do Programa Fatos e Debates na Rádio Centenário, onde pode utilizar do espaço por mais de 30 minutos, apresentando as ações, programas e linhas de acesso e crédito disponibilizados pela Credioeste.

Ainda em Caraúbas as 15:00hs, participou a convite do vereador IVANILDO FERNANDES do PT daquele município, da Tribuna Popular, onde mais uma  vez fez a explanação detalhada acerca desta que é a primeira e única cooperativa de credito de Economia Solidário da Agricultura Familiar do RN.

Importante destacar que as sessões da Câmara de Caraúbas são transmitidas pela rádio Liderança FM na sede e a rádio FM Liberdade da comunidade de Santana, zona rural do município.



PLANEJAMENTO SEMANAL DO MOVA BRASIL

As monitores (as) do Programa de Educação Mova Brasil, participaram de mais um planejamento semanal deste programa na cidade de Messias Targino, com a presença de Janduis estiverem dos minotores Besangelo e José Raimunto e as monitoras  Rosilene, Girliane, Soraya e Leidiane.

Antes disso estes mesmo participaram em Mossoró nos dias 30 e 31 de maio de uma Capacitação Regional, de onde chegaram muito entusiasmados para dar continuidade este trabalho de alfabetização em nosso município.

Em conversa com a monitora Soraya Arruda da turma de alunos da comunidade de Arrimo, o vereador Raimundo Canuto que apóia diretamente esta iniciativa pode ouvir desta: “este é um programa muito importante, pois através da alfabetização traz conhecimentos e cidadania, e vejo que graças a sua intervenção Raimundo foi que podemos ter este funcionando em nosso município, pois ela só era previsto para município que exploram petróleo e Janduis não estava incluído”, conclui Soraya.



FESTA DE SANTO ANTONIO DO ARRIMO


De 03 a 12 de junho acontece na comunidade do Arrimo a Festa do Padroeiro SANTO ANTONIO, organizada pela comunidade

A programação é composta de NOVENA – Tornei de Mini-Campo, Leilão, Corrida de Jegue, Leilão, Bingo e Forró.

Veja a seguir a programação:

- Sexta-feira: 03/junho às 19:00hs Escola Prisco Serafim Duarte
Novena - Noite da Agricultura Familiar
Celebrante: RAIMUNDO CANUTO DE BRITO

- Sábado: 04/junho às 19:00hs Escola Prisco Serafim Duarte
Novena – Noite dos Idosos
Celebrante: Grupo de Jovens Santo Antonio

- Domingo: 05/junho às 19:00hs Escola Prisco Serafim Duarte
Novena – Note das Crianças
Celabrante: Priscila

- Segunda-feira: 06/junho às 19:00hs Escola Prisco Serafim Duarte
Novena - Noite dos Motoristas
Celebrante: Yure Paiva

- Terça-feira: 07/junho às 19:00hs Escola Prisco Serafim Duarte
Novena – Noite das Associações
Celebrante: Joelma Meneses

- Quarta-feira: 08/junho às 19:00hs Escola Prisco Serafim Duarte
Novena – Note dos Visitantes
Celebrante: Grupo de Jovens Santo Antonio

- Quinta-feira: 09/junho às 19:00hs Escola Prisco Serafim Duarte
Novena – Note das Mães
Celebrante: Grupo de Jovens Santo Antonio

- Sexta-feira: 10/junho às 19:00hs Escola Prisco Serafim Duarte
Novena – Note da Juventude
Celebrante: Grupo de Jovens Santo Antonio

- Sábado: 11/junho às 18:30hs Escola Prisco Serafim Duarte
Novena – Noite das Famílias
Celebrante: Grupo de Jovens Santo Antonio

- Domingo: 12/junho às 16:00hs Escola Prisco Serafim Duarte
Celebração
Celebrante: RAIMUNDO CANUTO DE BRITO

Programação Social, consta de:
 - 05/junho às 17:00hs: Corrida de Jegue
- 10/junho às 08:00hs: 3º Torneio de Mini-campo
                  Ás 17:00hs: Bingo
                  ás 20:00hs: Leilão Comunitário
                  às 23:00hs: Forró com o Grupo SONDAGEM(Grátis)

A Festa é organizada pela Comunidade do Arrimo

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prefeito de Janduis SALOMÃO GURGEL
faz reaproximação com o PT


Prefeito de Janduis Salomão Gurgel

O PT de Janduis reuniu nesta terça-feira (31) as 19:00 na Câmara Municipal o seu Diretório Municipal com o objetivo de tratar de questões relacionadas com o funcionamento partidário e as relações do partido com o poder público municipal.

Participaram da reunião além do presidente do PT Francisco Almeida, o prefeito Salomão Gurgel, o Vice-prefeito José Bezerra, a bancada de vereadores do partido; Adeilson Alves (presidente da Câmara), RAIMUNDO CANUTO, Braga, Paulino e o Professor Rênio, além de outros integrantes do diretório municipal.

A reunião foi principalmente um momento para discutir a reaproximação da administração municipal com o PT, partido pelo qual o prefeito Salomão e o Vice José Bezerra são filiados e pelo foram eleitos no último pleito.

Deste momento espera-se novos desdobramento, inclusive com a possibilidade de petistas tradicionais passarem a ter mais espaço na administração atual.

A exemplo disso é sabido pela população que o prefeito Salomão Gurgel a partir da próxima terça-feira (14), irá se licenciar por 25 dias para realizar viagem ao exterior, neste período assumirá o Vice-prefeito José Bezerra.