Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

Mandato do vereador
RAIMUNDO CANUTO
realiza DIA DAS MÃES na PERMISSÃO


O dia das mães será comemorado neste domingo 08 de maio na comunidade de Permissão, zona rural  de Janduis, através do mandato do vereador RAIMUNDO CANUTO.

A programação constará de homenagens, distribuição de lembranças, brincadeiras e lanche para as mães da comunidade.

Esta é mais uma ação do mandato do vereador que mais faz por Janduis.

MOVA BRASIL
realiza atividade com parceiros, alunos e mães
da comunidade de Permissão


O MOVA BRASIL em Janduis, realizou evento na comunidade de Permissão pela passagem de dos meses de atividades escolares e comemoração do dia das mães.

A atividade foi bastante participativa, conseguindo reunir cerca de 35 participantes, entre alunos, professores e parceiros do projeto no município que são: SINTRAF de Janduis, Centro Padre Pedro Neefs e o mandato do Vereador Raimundo Canuto.


Presentes ao momento o vereador Raimundo Canuto, a Coordenadora Financeira do centro Padre Pedro, Lazara Maia, o mobilizador social do SINTRAF Heronildes Neto (netinho), a professora Josineide Gonçalves da comunidade de Verruma e a monitora da turma Leidiane Paiva Ferreira.

Foi realizada uma palestra com o tema: Educação no contexto social, além da palavra das entidades parceiras e ao final servido um jantar para todos (as).


RAIMUNDO CANUTO principal responsável pela vinda do Mova Brasil para Janduis, em sua fala aos presentes, disse: “apesar de todas as dificuldades encontradas por falta de outros apoios para melhoria deste projeto, me sinto gratificado quando vejo que a nossa luta não tem sido em vão. Ver esta turma animada com vontade de aprender para melhorar de vida é muito bom”.


REUNIÃO MENSAL DA CREDIOESTE SOL


Aconteceu nesta sexta-feira 06 de maio em Apodi, mais uma reunião mensal do Conselho de Administração e Conselho Fiscal da CREDIOESTE-SOL – Cooperativa de Credito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar.

Presentes a reunião o presidente da Credioeste, Raimundo Canuto e demais membro do Conselho de Administração: Francisco Diassis (Messias Targino), Micilene Vieira (Campo Grande), Luizinho e Edivania (Apodi) e do Conselho Fiscal: Damina Paiva e João Batista de Carvalho, além de Ruberlânio, Natam e Giuzelio da equipe administrativa da cooperativa.

Segundo RAIMUNDO CANUTO, diversos encaminhamentos foram tomados nesta reunião, entre estes o que visa apresentação de um Projeto de Apoio Institucional para construção do Posto de Atendimento Cooperativo – PAC em Janduís, para melhor prestar os serviços e produtos da Credioeste aos cooperados (as) desta e cidades vizinhas.

sexta-feira, 6 de maio de 2011


CURSINHO ABRINDO CAMINHO
chegará para Janduis por meio de parcerias


Estar chegando a Janduis o Cursinho ABRINDO CAMINHOS através de parcerias firmadas entre o Mandato do vereador RAIMUNDO CANUTO, o Vice-prefeito de Campo Grande CARAMURU PAIVA, UERN e Prefeitura de Janduis (escolas municipais).

Este cursinho visa elevar o número de aprovações nos vestibulares das universidades do estado e outras.

Em Campo Grande a experiência tem sido muito exitosa, pois em apenas 02 anos de funcionamento do cursinho já foram aprovados cerca de 100 alunos nos concursos vestibulares.


A iniciativa do cursinho surgiu no ano de 2008 por parte de CARAMURU PAIVA atual vice-prefeito de Campo Grande, que preocupado com o baixo índice de aprovação nos vestibulares iniciou este trabalho visando melhorar este quadro, bem como criar oportunidades para crescimento profissional de jovens do município e região.

 Fatima Bezerra (presidente da educaçao da Câmara) e o presidente da UBES e a presidente da UNE

Antes de se reunirem com o presidente Marco Maia, os representantes da Ubes, Yann Evanovick e da UNE, Marcela Rodrigues, falaram em reunião da Comissão de Educação e Cultura. Na ocasião, também entregaram cópias das 59 propostas de emendas ao Plano Nacional de Educação (PNE) – PL 8035/10.

A fala dos dois líderes estudantis foi acompanhada por estudantes de todo o país, que estavam em Brasília para participar do Seminário Nacional de Educação da UBES . Yann e Marcela pediram aos deputados que subscrevessem as emendas e que apoiassem, entre outras questões, a defesa de 10% do PIB para a educação.

De acordo com Yann Evanovick, a destinação de 10% do PIB é a principal bandeira entre as emendas apresentadas porque “a construção de mais escolas, qualificação de professores e melhoraria da educação perpassa diretamente pela quantidade de recursos”, defendeu. O percentual é 3% maior do que a proposta encaminhada pelo poder executivo ao Congresso Nacional.

 Deputada Fatima Bezerra, Marcos Maia(presidente da Câmara) 
e representantes da UNE e UBES


Para a representante da UNE, a destinação de 7% do PIB não é suficiente para que a educação pública dê um salto de qualidade. Ela afirma que “as metas propostas são modestas e recuadas e não atendem ao desafio que a educação pública tem para os próximos 10 anos”, defende. De acordo com Marcela Rodrigues, as emendas apresentadas pela UNE e UBES tratam de demandas que exigem mais recursos.

A deputada federal Fátima Bezerra adiantou que a Comissão de Educação e Cultura será parceira para fazer com que o PNE avance. “Na medida em que as metas do PNE avancem, precisamos de um financiamento mais robusto”, argumentou.

www.portal.fatimabezerra.com.br

SEMINARIO ESTADUAL DO PNE 
Plano Nacional de Educaçao

Os mandatos dos Deputados MINEIRO e FATIMA BEZERRA realizam Seminário Estadual do Plano Nacional de Educaçao



Agricultores (as) familiares do Nordeste fazem grande movimentação no
 BNB de Fortaleza


Delegações de todo nordeste, realizaram grande movimentação na manha desta quinta-feira em frente a Superintendência do Banco do Nordeste em Fortaleza, para negociarem a pauta da Jornada de Luta de 2011.

O Rio Grande do Norte participou com uma boa caravana agricultores (as) familiares e lideranças sindicais de diversas regiões do estado, como: Mato Grande, Canavieira, Potengi, Trairi e Oeste Potiguar.

 Raimundo Canuto, falando aos agricultores em frente ao BNB em Fortaleza

O líder sindical e presidente da Credioeste-Sol Raimundo Canuto, participou juntamente com mais 07 companheiros dos diversos estados nordestinos da Comissão de Negociação com o Banco do Nordeste, onde foram apresentadas diversas reinvidicações das demandas ligadas ao crédito, tais como:
- Renegociação das dividas do Pronaf;
- Acesso maior e de forma mais desburocratizada do crédito;
- Maior acesso ao Pronaf jovem, mulher e semi-arido;
- Recursos para serem trabalhado através do cooperativismo de crédito no RN pela Credioeste-Sol;


 Hildebrando(C. Grande), Raimundo(Janduis), Josana(Coordenação Estadual da Fetraf) e Pola Pinto (Messias targino)

A presença do Rio Grande do Norte se destacou entre os diversos estados pela forma como a delegação norteriograndense se posicionou na mobilização, discussão e negociação da pauta, estando representado no momento das negociações com dois entre os oitos representantes da FETRAF, sendo estes Josana de Lima (Coordenadora Estadual) e Raimundo Canuto (Sintraf de Janduis).


A avaliação do movimento é de que o resultado alcançado nas negociações foi bastante positiva, pois os diversos pontos apresentados ao Banco do Nordeste, foram acatadas na sua quase totalidade, sendo a partir de agora papel do movimento sindical se manter atento para dar acompanhamento em cada estado.

Nesta mobilização de Forteleza, participaram do Médio Oeste os municipio de Campo Grande, Janduis, Messias Targino, Patu, Severiano Melo, Apodi, Felipe Guerra e Itaú.


Estar prevista a realização aqui no Rio Grande do Norte de uma grande mobilização em Natal no próximo dia 19 de maio onde é esperada a participação de cerca de 2.000 agricultores (as) na governadoria e no  MDA para negociação da pauta da Jornada de Lutas Potiguar.


 
Pola Pinto e a comitiva de Messias Targino
 Aluizio Dutra, de Patu falando aos presentes


 Giuzelio e Hildebrando(de chapeu)

quinta-feira, 5 de maio de 2011


ASA Potiguar Realiza Reunião Estadual
Yure Paiva do Centro Padre Pedro, participou da reunião da ASA

Aconteceu na última terça-feira dia 03 de maio de 2011, na cidade de Santa Cruz, região Trairí do Rio Grande do Norte, na sede do Sindicato dos/as Trabalhadores/as da Agricultura Familiar (SINTRAF), reunião da ASA POTIGUAR. A mesma contou com a participação de representantes de diversas Organizações não Governamentais (ONG), delegados/as microrregionais, Federações dos trabalhadores, agricultores/as e na oportunidade foram tratados os seguintes assuntos:

1-Leitura do registro da última reunião da ASA POTIGUAR (Tásia), encaminhamentos e operacionalidade;
2-Informes e encaminhamentos da última reunião da CE;
3-Planejamento da ASA POTIGUAR/2011. Ações pensadas, realizadas ou não e estratégias para fazer valer nossos compromissos;
4-Apresentação do plano de comunicação da ASA POTIGUAR pelo GT de Comunicação/ Comunicadoras Populares;
5-Estratégias e prazos para conclusão da demanda qualificada de cisternas no RN;
6-Avanços, entraves, desafios e rumos da coordenação estadual da ASA POTIGUAR;
7-Informes.  

Como encaminhamento, ficou acertado que todas as UGMs (Unidade Gestora Microrregional) deveriam informar ao MDA a demanda qualificada ou aproximada de cisternas que necessitam ser construídas no nosso Estado. Tendo em vista que a demanda informada pelo Ministério, não condiz com a realidade existente. Sendo assim, a ASA (Articulação com o Semiárido) Potiguar reafirma o compromisso de continuar fazendo a mobilização social para a convivência com o Semiárido e consolidação do programa de construção de Um Milhão de cisternas (P1MC).
  
YURE PAIVA (Colaborador)

terça-feira, 3 de maio de 2011


MINEIRO realizou Seminário em Janduis onde reuniu apoiadores de seu mandato no Médio Oeste

O Deputado MINEIRO realizou nesta segunda-feira em Janduis um Seminário Político para aproximar cada vez seu mandato dos movimentos sociais do Médio Oeste.

O momento contou com a participação de militantes, apoiadores e representantes do PT dos municípios de Janduis (Raimundo Canuto, Martilene, Lazara, Yure Paiva, Wigna, Lindemberg, Netinho), Campo Grande (Hildebrando, Francisco Antonio, Giuzelio e Welington), Caraúbas (Ivanildo e Tanildo Fernandes, Antonete e Lindemberg), Messias Targino(Pola Pinto e mais comitiva) e Patu (Aluisio Dutra), entre outros

Inicialmente MINEIRO fez um relato da sua atuação parlamentar nestes últimos 10 anos em que ocupa pela terceira vez o cargo de deputado estadual, relatou da sua atuação mais recente agora como líder da oposição em que tem procurado cobrar do governo do estado medidas urgentes e necessárias para questões como o piso salarial dos professores, o cumprimento dos convênios e contratos com as prefeituras e editais, em especial na área da cultura e da agricultura familiar, a questão da segurança e da violência cada vez maior gritante, entre outras questões que o governo do estado precisa dar respostas urgentes a população.

Deste encontro foram tiradas diversas sugestões para atuação parlamentar de MINEIRO contribuindo com as demandas da região, entre estas:

- Luta pelo piso salarial dos educadores;
- Apoio a cultura e juventude;
- Fortalecimento da economia popular solidária e a Credioeste Sol;
- Busca de mecanismo que viabilize a Regularização Fundiária das pequenas propriedades rurais dos municípios da região, iniciando por um projeto piloto em Janduis;
- Defesa do Meio Ambiente e Combate a Desertificação;
- Apoio aos mandatos parlamentares dos vereadores (as) petistas na região.

Após o seminário Mineiro participou do evento de Prestação de Contas do mandato popular do vereador RAIMUINDO CANUTO de Janduis.
Agricultores familiares de SEVERAIANO MELO receberam talão de cheque da Credioeste-Sol




Todos os sócios da AAFI – Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Ipoeira, que desenvolve o projeto de horta orgânica comunitária na comunidade de mesmo nome, receberam na manhã de hoje um talão de cheques da Credioeste-Sol - Cooperativa de Credito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar onde os mesmos também são sócios. Esta ação faz parte do processo de modernização porque passa a associação, visto que todos os sócios, a partir de agora, receberão os seus recursos pelos trabalhos realizados e pela venda de produtos, através de conta bancária na Cooperativa.


De acordo com João Batista de Carvalho, que foi o idealizador da ação, este recurso traz mais dinamismo para a associação e mais segurança e comodidade para os sócios, além de fortalecer a Cooperativa de crédito da agricultura familiar. João comenta os avanços que os agricultores adquiriram com a cooperativa. “Há algum tempo atrás nós agricultores familiares não tínhamos a oportunidade de usarmos um talão de cheques, visto que o acesso aos bancos era coisa de grandes fazendeiros. Hoje temos um banco nosso, que é o sistema cooperativo”.

João ainda comenta que todos os sócios envolvidos no projeto de horta orgânica comunitária na Ipoeira, aderiram à conta na Cooperativa, demonstrando a coesão existente no grupo.

Em Severiano Melo já existem quase 40 sócios no “banco dos agricultores”. Comerciantes, agricultores e monitoras do MOVA-Brasil fazem parte do grupo de sócios.
 Pedro Lucena(presidente) e Washington Luiz (tesoureiro) 
da associação de Ipueira em Severaino Melo

João ainda comenta a possibilidade de implantar um PACS – Ponto de Atendimento Cooperativo solidário, em Severiano Melo. Para tanto, basta que tenhamos um número maior de sócios na Cooperativa. “Acreditamos que poderemos montar o nosso PCAS em Severiano Melo daqui para o próximo ano”, comenta João do PT.

Os talões foram entregues por Pedro Lucena e Washington Luiz,  Presidente eTesoureiro, respectivamente.

Mandato do vereador RAIMUNDO CANUTO
o que faz mais por Janduis


Cerca de 100 pessoas abrilhantaram na noite desta segunda-feira o evento de Prestação de Contas do Mandato popular do vereador RAIMUNDO CANUTO (Raimundo do sindicato), momento ocorrido na Câmara Municipal de Janduis.


Presente compondo a mesa dos trabalhos: Deputado Fernando MINEIRO; o vice-prefeito José Bezerra; o presidente da Câmara Adeilson Alves; vereador Braga, o Coordenador institucional do Centro Padre Pedro, Yure Paiva; pelo Forum das associações de Janduis, Lazara Maia. Além destes destaques para outros amigos de Raimundo que vieram dar seu apoio e fazer seus depoimentos: Professora Eliane Bandeira; vereador Póla Pinto de Messias Targino; Hildebrando Rocha, secretário de agricultura de Campo Grande e Almeida Neto, presidente do PT de Janduis.


O cerimonial foi conduzido por Martilene Duarte que acolheu a todos(as) os presentes, registrando a presença de associações, entidades, autoridades e personalidades do município, entre estes o presidente do Conselho Tutelar Sebastiane Adjacilvia; Lindemberg Bezerra da Cia Ciranduis, José Daniel da Cia Filhos do Sol; professor Valdécio Fernandes, professoras Suerda Maira, Lidijane Lilasia de Araújo Pereira, Giselia Araújo de Oliveira, Maria de Fatima Fernandes, os agentes comunitários de saúde Samuel Benevides e Lidiane Duarte;  Jório Targino secretário da kayros, Equipe do Centro Padre Pedro e do SINTRAF de Janduis e grupo de jovens da Permissão, entre outros.

Yure Paiva, momento em que apresentava as açoes do mandato

O assessor parlamentar do mandato Yure Paiva, fez a Prestação de Contas das Ações parlamentares do vereador Raimundo Canuto no período de 2009 a 2011 e da atuação deste enquanto membro dos movimentos sociais no município entre 2005 a 2011.

Nesta prestação de contas foi demonstrado inúmeras ações, projetos, requerimentos e atividades desenvolvidas e realizadas por Raimundo neste período, onde pode-se observar um volume de recursos que chegou a Janduis por sua intervenção direta de cerca de R$ 2.500.000,00(dois milhões e quinhentos mil reais), beneficiando milhares de pessoas do município, se constituindo sem duvida no agente político e social que mais tem feito pelo município de Janduis.


Levaram suas palavras de apoio a ação parlamentar de Raimundo Canuto o deputado MINEIRO que disse: “Como amigo, companheiro e admirador do trabalho de Raimundo, jamais poderia deixar de estar presente a este momento em que vemos apresentada as ações de um mandato que tem compromisso com seu povo. Raimundo é sem duvida uma das maiores e melhores referencias do PT em nosso estado. Ele é exemplo de trabalho, dedicação, compromisso, luta e ação”.

Eliane Bandeira: 
falar de  Raimundo é falar de um exemplo de vida e dignidade

A professora Eliane Bandeira, presente ao evento e como companheira de Raimundo, fez um emocionante depoimento: “Falar de Raimundo é falar de uma pessoa que faz a diferença em suas ações. Neste tempo que venho convivendo, atuando e militando ao lado dele, descobri muito mais o valor das coisas que antes não havia atentado. Descobri como ser melhor, como fazer mais e como assim me sentir realizada com o resultado das minhas ações, e isso aprendi com ele Raimundo do sindicato de Janduís”.

Amigos de Raimundo prestigiam o evento: 
Almeida (presidente do PT de Janduis) - José Bezerra (Vice-prefeito de Janduis) - Hildebrando, secretário de Agricultura de Campo Grande) - Pola veredaor do PT de Messias Targino e a professora Eliene Bandeira

Também levaram suas palavras de apoio a ação parlamentar de Raimundo Canuto outras autoridades, personalidades, representantes de entidades e amigos do vereador e sindicalista, entre estes: Pola Pinto vereador do PT de Messias Targino; Hildebrando Rocha, secretário de agricultura de Campo Grande; Braga e Adeilson Alves, vereadores do PT de Janduis; José Bezerra, vice-prefeito de Janduis; Almeida, presidente do PT de Janduís; Yure Paiva do Centro Padre Pedro e Lazara Paiva representando as associações comunitárias do municipio. Todos estes em suas palavras, reafirmaram a luta, o trabalho, o compromisso, o valor de Raimundo Canuto, um homem comprometido com a luta, qualidade de vida e dignidade para seu povo.

Foi feita ainda apresentação de um registro fotográfico das ações de Raimundo nestes últimos 05 anos, onde os presentes poderão se ver  incluídos e participantes da vida deste agente social. No registro fotográfico das ações e atividades parlamentares e sociais de Raimundo, as fotos poderão por si só falar muito mais.

Joelma Meneses, colaboradora do mandato

Logo em seguida Joelma Meneses colaboradora do mandato, fez a apresentação do Blog JANDUIS Emfoco, que será um instrumento cotidiano de prestação de contas do mandato, levando informação, noticias, opiniões, programas, projetos e as ações que é feito pela atuação parlamentar e sindical de Raimundo.

Encerrando a atividade podemos ouvir as palavras do autor de toda esta obra. Raimundo Canuto, iniciou dizendo: “vou falar primeiro para os que sempre colocamos mais distantes que é o povo, pois para mim a maior autoridade seja em que momento eu esteja é o povo”.


Yure, Raimundo e Braga

E continuou: “quero falar para os agricultores (as), as mulheres, os jovens, os artistas, os professores, também para os meus amigos e parentes aqui presentes, pois o meu trabalho só tem sentido porque trabalho para o povo. No meu trabalho não tenho medido esforços, e como sempre tenho dito trabalho 25 horas para ver minhas ações refletir positivamente na vida do meu povo”.

“Vocês viram na nossa prestação de contas as inúmeras ações, atividades e medidas que temos procurado encaminhar para que a vida das pessoas de nosso município seja melhor. Foram mais de 2,5 milhões de reais que já chegaram ao município por nossa intervenção direta neste período, como uma forma de gerar e proporcionar vida digna e de qualidade para muitos”.


“Na minha vida como agente social e agora como político em nada mudou minha forma de ser, agir e pensar, pois tenho feito deste meu trabalho uma missão. Não tenho quase destinado momentos para minha vida pessoal, para minha família, para meus amigos, pois tenho me dedicado a esta causa, a esta luta, em tempo integral, por acreditar e ter esperança que podemos se quisermos fazer um mundo melhor”.

RAIMUNDO CANUTO

Concluindo sua fala, agradeceu a todos (as) os amigos, familiares, personalidades, autoridades e entidades que vieram prestigiar este momento em que seu mandato presta este importante papel de mostrar um relato das atividades e ações parlamentares desenvolvidas no período, numa clara demonstração da retribuição da confiança depositada por seus eleitores ao seu trabalho.

Pola Pinto, vereador do PT de Messias Targino, grande amigo de Raimundo

 O evento que teve como objetivo prestar contas do mandato do parlamentar Raimundo Canuto, se transformou em um ato político em que a sociedade janduinse por muitos dos seus representantes e entidades, demonstram a confiança neste homem público como uma das maiores lideranças da cidade. Reafirmando este pensamento o vereador Póla Pinto de Messias Targino, disse: “Janduis vocês precisam valorizar mais este homem militante das causas sociais”. Póla Pinto continua: “Raimundo Canuto mostra nesta noite que tem capacidade, competência, compromisso e estar preparado para governar este município. Eu não tenho duvida de Raimundo e vocês não podem temer construir um município melhor com o PT e Raimundo Canuto”.

GIUZELIO LOBATO (colaborador do blog)

VEJA OUTRAS FOTOS DO EVENTO

Giuzelio Lobato - Francisco Antonio - Raimundo Canuto - Hildebrando Rocha - Martilene Duarte e Yure Paiva

Professor Valdecio Fernandes - Raimundo e a Professora Fatima Fernandes


Wigna - Raimundo e Celinha


Yure - Raimundo e Rafael


Adeilson Alves,  presidente da Câmara Municipal de Janduis


Yure Paiva, assessor parlamentar do mandato de Raimundo

Baboco , Raimundo e Romário(Carrinha da Net)

Vereador BRAGA falando aos presentes

Professora Eliane Bandeira e Raimundo Canuto


Expedita(esposa de Raimundo), Professora Suerda Maira, 
Raimundo e Adjasilva

 Raimundo e Edileiuza uma grande colaboradora


Raimundo e Nina de Caraúbas

Celinha (secretaria do STR) - Raimundo e a blogueira Niquinha

Almeida, presidente do PT de Janduis

José Bezerra, Vice-prefeito de Janduis

Familia RAIMUNDO CANUTO(Rodolfo - Expedita - Raimundo e Renata)